Abbas irá à Faixa de Gaza debater governo de união com Hamas

Anúncio ocorre depois de protestos por união entre palestinos; Autoridade Nacional Palestina e Hamas romperam coalizão em 2007

iG São Paulo |

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou nesta quarta-feira que planeja se deslocar à Faixa de Gaza para conseguir articular a unidade palestina com o movimento islâmico Hamas, com quem manteve um governo de coalizão até 2007.  O Hamas assinalou positivamente, dizendo que poderiá entrar em acordo com a Autoridade Palestina "em breve" e considerou a decisão de Abbas "positiva".

A intenção da viagem, segundo assinalou Abbas, seria "acabar com a divisão (palestina), formar um governo de figuras independentes e convocar eleições gerais", de acordo com a agência oficial Wafa.

Em nota, o Hamas indicou que "fará os preparativos para que a chegada de Abbas a Gaza aconteça em breve".

O anúncio do líder da ANP e a resposta do Hamas ocorrem depois de um protesto com milhares em que milhares saíram às ruas de Gaza e Cisjordânia para exigir unidade e reconciliação às forças políticas palestinas. As manifestações, com grande presença de jovens, haviam sido convocadas através de redes sociais na internet.

O movimento islâmico radical Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, e o partido nacionalista moderado Fatah, que controla a Cisjordânia, mantêm atritos políticos há anos, apesar dos esforços pela unidade palestina.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: palestinoprotestosanphamasrevoltamundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG