ONU iniciou condução de conversas que têm como objetivo o fim da guerra civil na Síria

Reuters

O governo sírio e delegações da oposição se reuniram brevemente na presença do mediador internacional Lakhdar Brahimi nas Nações Unidas, neste sábado, na primeira sessão de conversas que têm como objetivo lançar negociações políticas para o fim da guerra civil na Síria.

Conheça a home do Último Segundo

Leia também: Síria ameaça deixar conferência de paz

"A primeira sessão acabou, Brahimi falou por 30 minutos e nenhum dos delegados disse nada", disse o representante da oposição síria Anas al-Abdah a jornalistas após o encontro.

Representante da oposição síria chegam para encontro de conciliação
AP
Representante da oposição síria chegam para encontro de conciliação


Os dois lados entraram e saíram da reunião por portas separadas, acrescentou Abdah, e devem se encontrar de novo às 16h (13h, horário de Brasília) para conversas sobre questões humanitárias.

Quarta: Conferência sobre paz começa com impasse sobre futuro de Assad

Ele afirmou que Brahimi afirmou a eles que os primeiros dois dias de negociações vão se focar em discussões sobre o fim de cercos a civis, incluindo os que estão na cidade central de Homs, além de cessar-fogo locais e acesso humanitário. Mas o centro das negociações deverá ser a solução do conflito que já dura três anos.

"Ele (Brahimi) disse que isto é uma conferência política (...) com base em Genebra 1", disse Abdah, referindo-se ao comunicado de junho de 2012 que pediu para o estabelecimento de um órgão transitório de governo na Síria.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.