Governo sírio e oposição se reúnem com mediador para negociar paz

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

ONU iniciou condução de conversas que têm como objetivo o fim da guerra civil na Síria

Reuters

O governo sírio e delegações da oposição se reuniram brevemente na presença do mediador internacional Lakhdar Brahimi nas Nações Unidas, neste sábado, na primeira sessão de conversas que têm como objetivo lançar negociações políticas para o fim da guerra civil na Síria.

Conheça a home do Último Segundo

Leia também: Síria ameaça deixar conferência de paz

"A primeira sessão acabou, Brahimi falou por 30 minutos e nenhum dos delegados disse nada", disse o representante da oposição síria Anas al-Abdah a jornalistas após o encontro.

AP
Representante da oposição síria chegam para encontro de conciliação


Os dois lados entraram e saíram da reunião por portas separadas, acrescentou Abdah, e devem se encontrar de novo às 16h (13h, horário de Brasília) para conversas sobre questões humanitárias.

Quarta: Conferência sobre paz começa com impasse sobre futuro de Assad

Ele afirmou que Brahimi afirmou a eles que os primeiros dois dias de negociações vão se focar em discussões sobre o fim de cercos a civis, incluindo os que estão na cidade central de Homs, além de cessar-fogo locais e acesso humanitário. Mas o centro das negociações deverá ser a solução do conflito que já dura três anos.

"Ele (Brahimi) disse que isto é uma conferência política (...) com base em Genebra 1", disse Abdah, referindo-se ao comunicado de junho de 2012 que pediu para o estabelecimento de um órgão transitório de governo na Síria.

Uma menina de um ano e meio chora enquanto os médicos tentam remover os últimos pedaços de metal e material de construção de seu corpo (foto Javier Manzano). Foto: BBCAlgumas partes de Aleppo estão totalmente destruídas e abandonadas. Segundo Manzano, se sentem abandonadas pelo mundo (foto Javier Manzano). Foto: BBCUm civil é brevemente interrogado por soldados que o viram perambular perto do fronte no distrito de al-Arqoub, em Aleppo (foto Javier Manzano). Foto: BBCMembros do Exército Livre da Síria tentam conectar uma metralhadora a uma base que será montada em uma caminhonete (foto Javier Manzano). Foto: BBCUm combatente do Exército Livre da Síria reage à morte de um de seus companheiros, morto ao tentar deter um tanque no distrito de Aleppo (foto Javier Manzano). Foto: BBCUm franco-atirador do Exército Livre da Síria se prepara para disparar contra as forças do governo no distrito de al- Arqoub, em Aleppo (foto Javier Manzano). Foto: BBCCivis em Aleppo se refugiam dentro de uma oficina, enquanto um avião de combate sobrevoa um bairro próximo a uma base do Exército Livre da Síria (foto Javier Manzano). Foto: BBCJavier Manzano está desde agosto documentando o conflito na Síria. Esta fotografia mostra edifícios de apartamentos destruídos pelos ataques (foto Javier Manzano). Foto: BBC


Leia tudo sobre: Sirianegociaçãopaz

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas