ONU anuncia conferência de paz sobre a Síria para 22 de janeiro

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Será a 1ª negociação entre governo e oposição desde o conflito sírio; aviso ainda não confirma se Irã irá participar

Reuters

A conferência de paz conhecida como "Genebra 2", com o objetivo de encerrar o conflito na Síria, será realizada em 22 de janeiro de 2014, informou um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em comunicado nesta segunda-feira (25), encerrando seis meses de discussões sobre a data do encontro. "Nós iremos a Genebra numa missão de esperança", disse o comunicado.

Conheça a nova home do Último Segundo

O aviso, no entanto, não informou quem vai participar do encontro ou se o Irã será convidado --uma questão que já provocou divisões entre EUA e Rússia no passado. No entanto, o secretário espera que "todos os parceiros regionais e internacionais demonstrem apoio significativo para negociações construtivas", disse o comunicado.

Em Genebra: Diplomatas fazem esforço por conferência de paz da Síria

ONU: Cerca de 40% dos sírios precisam de ajuda humanitária

Sítios arqueológicos: Ladrões de tumbas roubam da Síria sua própria história

O encontro tem como objetivo levar o governo sírio e a oposição à mesa de negociações, pela primeira vez, após quase três anos de conflito. O objetivo da conferência, conhecida como "Genebra 2", é implementar o Comunicado de Genebra, de 30 de junho de 2012, que prevê a criação de um órgão de governo de transição com poderes executivos completos, incluindo sobre entidades militares e de segurança, com base no consentimento mútuo.

Negociações de paz: Chanceleres se reúnem com oposição síria

Fora dos holofotes: Debate sobre armas químicas ofusca crise humanitária

Ban "espera que os representantes sírios venham para Genebra com um claro entendimento de que este é o objetivo, e com uma intenção séria de acabar com uma guerra que já deixou mais de 100.000 mortos", disse o comunicado.

(Reportagem de Tom Miles)

Leia tudo sobre: síriaonumundo árabeconferência de pazassadgenebra

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas