Kerry diz que conferência da Síria é melhor oportunidade para resolver conflito

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

ONU divulgou hoje que reuniões serão realizadas no dia 22 de janeiro. Países participantes não foram confirmados

Reuters

Uma conferência sobre a Síria é a melhor oportunidade para formar um governo de transição e colocar fim ao conflito no país, mas ninguém deve subestimar as dificuldades que existem pela frente, disse nesta segunda-feira o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Conheça a nova home do Último Segundo

Entenda: ONU anuncia conferência de paz sobre a Síria para 22 de janeiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que uma conferência internacional de paz deve ocorrer em Genebra no dia 22 de janeiro, com o objetivo de colocar um fim à guerra civil síria que matou mais de 100 mil pessoas.

AP
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry

"Nós todos estamos conscientes de que os obstáculos no caminho para uma solução política são muitos, e vamos entrar na conferência sobre a Síria em Genebra com os olhos bem abertos", disse Kerry em comunicado.

Em Genebra: Diplomatas fazem esforço por conferência de paz da Síria

ONU: Cerca de 40% dos sírios precisam de ajuda humanitária

Os Estados Unidos se opuseram à participação do Irã por causa do apoio do país às forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, e querem que Teerã ofereça suporte a uma transição política.

"Nós seguiremos trabalhando em consenso com a ONU e nossos parceiros nas questões que permanecem (em discussão), inclusive que países serão convidados a participar e qual será a agenda", disse Kerry.

(Reportagem de Lesley Wroughton)

Leia tudo sobre: conferência de pazonusíriamundo árabeeuakerry

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas