Homens armados sequestram dois tripulantes da Turkish Airlines no Líbano

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ônibus que levava funcionários da companhia aérea da Turquia foi parado enquanto deixava aeroporto de Beirute

Um piloto da Turkish Airlines e um co-piloto foram sequestrados no Líbano, nesta sexta-feira, por homens armados que os retiraram de um ônibus que deixava o aeroporto de Beirute no início da manhã desta sexta-feira (9).

Em 2012: Revolta na Síria provoca confrontos sectários no Líbano

AP
Policiais montam guarda do lado de fora de um hotel onde o resto da equipe da Turkish Airlines está depois que homens armados atacaram seu veículo no Líbano

Em julho: Explosão atinge reduto do Hezbollah em Beirute, Líbano

O Ministério das Relações Exteriores turco e a companhia aérea disseram estar em contato com autoridades libanesas, mas não tinham informações imediatas sobre quem estava por trás dos sequestros ou sobre a condição dos dois funcionários da empresa.

A Turquia, que busca consolidar seu papel como uma potência no Oriente Médio, tem apoiado os rebeldes que lutam para derrubar o presidente sírio, Bashar al-Assad, e pode ter influência sobre combatentes que capturaram libaneses xiitas perto da fronteira entre a Turquia e a Síria, no ano passado.

Leia também: Hezbollah posiciona Líbano na defesa de Assad na Síria

Análise: Conflito sírio aumenta tensão de Israel com o libanês Hezbollah

"Contatamos imediatamente as autoridades libanesas em todos os níveis... e eles estão conduzindo uma investigação muito abrangente", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores turco Levent Gumrukcu. "Por enquanto, ainda não sabemos quem fez isso ou com que finalidade."

O restante da tripulação estava a salvo em um hotel de Beirute e retornará para a Turquia em breve, disse ele.

Veja especial do iG sobre o mundo árabe

Um diplomata turco disse que os dois funcionários foram capturados por volta das 3h da manhã (horário local), quando homens armados pararam o veículo que transportava a tripulação da Turkish Airlines a seu hotel na capital libanesa.

Autoridades deram início às investigações e a estrada onde o sequestro ocorreu foi fechada.

A agência de notícias nacional libanesa reportou que o motorista da van estava sendo interrogado e que oito homens armados estavam envolvidos no sequestro. Autoridades afirmam que seis homens armados realizaram o ataque.  

Com AP e Reuters

Leia tudo sobre: turkish airlinesturquialíbanosequestroataque

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas