Otan detecta novos lançamentos de mísseis Scud na Síria

Secretário-geral da organização diz que lançamentos são 'ato de um regime que está desesperado e se aproxima do colapso' e defende sistema antimísseis instalado na Turquia

iG São Paulo |

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, afirmou nesta sexta-feira (21) que as forças de segurança do governo da Síria continuam a disparar mísseis balísticos contra os rebeldes.

Leia também:  ONU alerta para conflito sectário na Síria

AP
Abdullah Ahmed, 10, sofreu queimaduras em bombardeio do governo sírio e foi com sua família para o campo de refugiados em Atmeh (11/12)


Advertência: Otan alerta para 'resposta imediata' se Síria usar armas químicas

ONU: Refugiados sírios superam marca de meio milhão

Uma fonte da Otan ouvida pela Reuters disse que foram detectados múltiplos lançamentos de mísseis Scud na manhã de quinta.

Rasmussen classificou a ação como um "ato de um regime que está desesperado e se aproxima do colapso". Na semana passada, a Otan e os EUA disseram que mais de seis mísseis Scud foram lançados de Damasco ao norte da Síria. Entretanto, o chanceler do país negou a informação.

Endosso: EUA e mais 113 países reconhecem principal coalizão opositora síria

Balanço 2012: Dois anos depois, transições difíceis ameaçam futuro da Primavera Árabe

Rasmussen usou os lançamentos de mísseis para justificar a decisão da Otan para instalar o sistema anti-mísseis Patriot na Turquia , aliado da organização, o que foi criticado por Síria, Irã e Rússia.

"O fato desses mísseis estarem sendo usados na Síria destaca a necessidade de proteger a Turquia com proteção defensiva efetiva", disse Rasmussem em coletiva após reunião provado com o premiê do Djibuti, Dileita Mohamed Dileita.

Acredita-se que o Exército sírio tem acesso a uma série de foguetes de artilharia e mísseis de longo alcance, alguns deles capazes de carregar armas químicas.

Com Reuters, BBC e AP

    Leia tudo sobre: síriamundo árabeprimavera árabemísseis scudscud

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG