Rei da Jordânia nomeia novo primeiro-ministro em meio a protestos

Após dissolver o Parlamento e convocar novas eleições legislativas, rei Abdullah 2º nomeou Abdullah Ensour para ocupar o posto de premiê

iG São Paulo |

Após a realização de manifestações populares que pediam mudanças políticas no país, o rei Abdullah 2°, da Jordânia, nomeou um novo primeiro-ministro nesta quarta-feira, menos de uma semana depois de dissolver o Parlamento Nacional e convocar novas eleições legislativas. De acordo com o decreto, essa será a última vez que um monarca decide quem ocupa o posto de premiê.

Leia também:  Milhares tomam as ruas da Jordânia em protesto contra rei Abdullah 2°

Abdullah Ensour, um advogado veterano de 73 anos e bastante conhecido na Jordânia, ficará no cargo até a realização das novas eleições parlamentares, marcadas para o início de 2013. O novo líder do governo tem ramos políticos com os partidos árabes nacionalistas, porém também nutre bons relacionamentos com membros islâmicos da oposição.

Reuters
Manifestantes tomam as ruas de Amã, na Jordânia, em protesto contra o rei Abdullah 2° (arquivo)

"O governo de Ensour será o último antes da transição para um regime baseado em decisões parlamentares", afirmou um decreto do rei Abdullah 2°. O novo primeiro-ministro irá substituir Fayez Tarawneh, que deixou o cargo após o monarca dissolver o Parlamento na última semana.

Leia mais: Rei da Jordânia dissolve Parlamento e convoca nova eleição legislativa

O governo da Jordânia enfrenta 22 meses de protestos contra a falta de transparência e participação popular na política nacional. Até o momento, a nomeação de cargos de confiança é responsabilidade única do rei Abdullah 2º. Apesar de abrir mão do direito de apontar o primeiro-ministro no futuro, o monarca ainda continuará com muitos poderes: chefe do Legislativo, Executivo e Judiciário; chefe das forças armadas; e líder da política externa.

Com AP

    Leia tudo sobre: jordâniaabdullah 2ºprimavera árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG