Turquia e Síria trocam ataques pelo quinto dia consecutivo

Artilharia turca dispara em direção ao país vizinho após novos morteiros sírios atingirem seu território

iG São Paulo |

A artilharia da Turquia disparou em direção à Síria pelo quinto dia consecutivo neste domingo, minutos depois de um morteiro sírio atingir o território turco.

O ataque sírio aconteceu perto da cidade fronteiriça de Akcakale, onde, na semana passada, cinco civis morreram após um morteiro atingir o local. Em resposta, pelo menos oito morteiros foram disparados pela Turquia.

Leia também:  Turquia bombardeia Síria após novos disparos de morteiro

Saiba mais: Veja o especial do iG sobre as revoltas no mundo árabe

AP
Militares turcos reforçam segurança na cidade de Akcakale, na fronteira com Síria

Membro da Organização dos Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Turquia já foi aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, mas se voltou contra o líder devido à violenta repressão a uma revolta que já matou mais de 30 mil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A Turquia tem quase 100 mil refugiados sírios em seu território e pediu a saída de Assad. Erdogan disse na sexta-feira que seu país não quer uma guerra, mas alertou a Síria para não cometer um "erro fatal" ao testar a Turquia. Damasco disse que atingiu o país acidentalmente.

Também neste domingo, rebeldes disseram ter tomado um posto militar sírio perto da província fronteiriça turca de Hatay. O prédio fica numa colina, de onde se vê o vilarejo turco de Guvecci. No local, os rebeldes hastearam uma bandeira do Exército Livre da Síria, de acordo com moradores.

"Nos últimos quatro dias houve confrontos violentos. Não pudemos dormir. Agora está calmo", afirmou o morador Musa Sasak, de 27 anos.

Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: turquiasíriamundo árabeprimavera árabeassad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG