Vitória de Assad seria triunfo de Teerã, diz consultor de líder supremo do Irã

Ali Akbar Velayati, consultor de Ali Khamenei, fez comentários em apoio a Bashar al-Assad, presidente da Síria, em meio ao endurecimento das ameaças de Estados Unidos e França

Reuters |

Reuters

O presidente sírio, Bashar al-Assad, vai derrotar aqueles que se rebelaram contra ele, conquistando uma vitória contra os Estados Unidos e seus aliados, em um movimento que também representará um triunfo para o Irã, disse neste sábado (29) Ali Akbar Velayati, um consultor do supremo líder do país muçulmano, Ali Khamenei.

Conflito: Mercado histórico de Aleppo é incendiado durante novos confrontos na Síria

Leia mais: ONU critica discurso belicoso em polêmica nuclear com Irã

Leia também: Irã adverte que responderá 'com toda a força' se for atacado

Teerã tem apoiado os esforços de Assad de combater a rebelião e acusado o Catar, a Arábia Saudita e a Turquia de armar os rebeldes.

Saiba mais: Ahmadinejad critica 'ameaças' de nações nucleares e prega paz mundial

Os comentários de Ali Akbar Velayati foram os mais fortes sinais de apoio a Assad realizados até o momento pelo Irã e vêm após os Estados Unidos e a França anunciarem maior apoio aos rebeldes sírios.

O levante de 18 meses contra Assad se transformou em uma guerra civil. Mais de 30 mil pessoas foram mortas, de acordo com ativistas da oposição, e há temores de que o conflito possa desestabilizar o Oriente Médio.

Mas, apesar dos anúncios dos EUA e França feitos na última sexta-feira (28), a assistência estrangeira para os rebeldes sírios tem ficado muito aquém do que a oposição quer e oferece pouca esperança de alívio para a situação dos civis.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG