Êxodo aumenta e número de refugiados sírios ultrapassa 200 mil, diz ONU

Somente nesta semana, cerca de 30 mil fugiram para os vizinhos Iraque, Turquia, Líbano e Jordânia

Reuters |

Reuters

Mais de 200 mil sírios fugiram para países vizinhos durante o conflito interno na Síria, número que já supera a projeção de 185 mil feita anteriormente pelo órgão de refugiados da ONU para o fim deste ano.

Leia também: Refugiados escapam da Síria para campo inóspito na Turquia

O número total reflete um aumento de cerca de 30 mil sírios que foram, somente na última semana, para a Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia, mas também leva em consideração uma mudança na forma da agência de contabilizar os que estão na Jordânia, informou o chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), Adrian Edwards.

"Nós estamos agora em um nível muito mais alto, de 202.512 refugiados, nas regiões que estão em volta", disse Edwards durante uma reunião com a imprensa em Genebra, nesta sexta-feira. "Na Jordânia, um recorde de 2,2 mil pessoas atravessaram a fronteira durante a noite e foram recebidas no campo de Za'atri, no norte", acrescentou.

Mais de 3,5 mil pessoas fugindo da violência na Síria entraram na Turquia nas últimas 24 horas, afirmou o Diretório de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia nesta sexta-feira. Esse foi um dos maiores fluxos diários de refugiados desde o início do levante, em março do ano passado.

"A deterioração da situação de segurança no Líbano está obstruindo nosso trabalho para ajudar os refugiados que estão fugindo do conflito na Síria, apesar de as operações continuarem", disse Edwards, ao se referir ao Líbano, onde 51 mil refugiados sírios foram registrados.

    Leia tudo sobre: síriarefugiadoslíbanoiraqueturquiajordânia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG