Turquia assegura que seu avião foi derrubado sobre águas internacionais

Ministro turco de Exteriores disse que aeronave fazia apenas um voo teste quando foi derrubado

EFE |

EFE

O ministro turco de Exteriores, Ahmet Davutoglu, assegurou neste domingo (24) que o avião militar turco derrubado na sexta-feira pela Síria foi atingido sobre águas internacionais, fora do espaço aéreo sírio.

Presidente turco:  Turquia admite que seu avião pode ter invadido espaço aéreo sírio
Incidente: Avião militar da Turquia 'some' perto da fronteira com a Síria

"Nosso avião foi derrubado no espaço aéreo internacional", disse o ministro em uma entrevista à televisão pública turca "TRT-1".

"Nosso avião tinha por missão pôr a toda prova o radar internacional, por isso efetuou um voo sozinho; era um mero voo de teste. Não tinha nenhuma missão com relação à Síria. Além disso, nosso avião não levava armamento. Percebê-lo como uma ameaça é de má intenção. E era conhecido por todos e público que era um avião turco", detalhou Davutoglu.

Militar: Síria reconhece ter derrubado caça turco que voava sobre suas águas

Em relação aos passos que Ancara dará agora, o chefe da diplomacia turca assinalou que a prioridade é encontrar sãos e salvos os dois pilotos que tripulavam a aeronave.

Asilo político: Piloto da Síria deserta na Jordânia com jato de caça

"Continuam nossos esforços de busca, e pedimos às famílias paciência e firmeza", disse Davutoglu. "Não somos um país de reações impetuosas; todos sabem que nos mantemos dentro dos limites do direito internacional", acrescentou o ministro. 

    Leia tudo sobre: síriaturquiaavião militarespaço aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG