Egito vive clima de ansiedade antes do fechamento das urnas

O general Ahmed Shakif e o islamista Mohamed Morsy são os candidatos na eleição que vai escolher o primeiro presidente pós-Mubarak

Reuters |

Reuters

AFP
Segundo dia de eleições no Egito transcorre sem problemas

Egípcios escolhendo livremente seu presidente pela primeira vez encaram uma tarefa difícil neste domingo, entre um antigo general da velha guarda e um islamista que diz estar concorrendo por Deus, deixando muitos eleitores perplexos e temerosos sobre o futuro.

Uma vitória, tanto de Ahmed Shafik - o último primeiro ministro do expulso Hosni Mubarak - ou de Mohamed Morsy, um engenheiro educado nos EUA que quer tornar o Egito uma democracia islâmica, será importante para definir o resultado da onda de protestos da Primavera Árabe no ano passado.

Leia também:

Primeiro dia eleições transcorre sem problemas

Irmandade deposita esperança em eleição presidencial após perder Parlamento

Véspera da presidencial: Suprema Corte do Egito ordena dissolução do Parlamento

"Nós temos que votar porque estas eleições são históricas", disse jovem eleitor Amr Omar, votando no Cairo.

O comparecimento à sessões eleitorais em muitas áreas pareceu menor no sábado do que durante o primeiro turno. As urnas reabriaram às 8h deste domingo (3h no horário de Brasília) e devem fechar às 21h (16h).

Sem pesquisas de opinião, era impossível prever quem seria o vencedor na segunda-feira. Mas qualquer que seja o eleito ele deve receber alguma rejeição e acusações de fraude. Ambos os candidatos têm amplo apoio, mas muitos eleitores podem estar mantendo-se distantes, infelizes com a escolha entre extremos, depois que candidatos de centro foram derrubados no primeiro turno de eleição, no mês passado.

Um grupo de eleitores ouvidos pela Reuters perto de locais de votação sugeriram que muitos colocaram de lado dúvidas sobre Shafik, cuja campanha ganhou força desde que ele ingressou na corrida presidencial de maneira desacreditada.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG