Saiba o que vai ser notícia no Brasil e no mundo em 2011

Escândalo dos aloprados, atentados de 11 de setembro e União Soviética são alguns casos que serão relembrados ao longo do ano

iG São Paulo |

No mesmo ano em que o Brasil comemora a chegada da primeira mulher à Presidência da República, serão relembrados alguns dos principais acontecimentos que marcaram a última década. Neste ano, completam-se, por exemplo, cinco anos do escândalo dos aloprados. O caso nasceu em 2006, quando a Polícia Federal prendeu num hotel em São Paulo dois petistas que transportavam R$ 1,75 milhão para comprar um dossiê contra candidatos tucanos na eleição daquele ano.

Veja as agendas completas para o ano que vem na política nacional e no mundo

Outro escândalo que aniversaria em 2011 é o episódio da violação do painel eletrônico do Senado. Na época, a revista IstoÉ apontava que o senador Antonio Carlos Magalhães havia manifestado em conversas gravadas que conhecia os votos de seus colegas de Casa. Também em 2001, no mês de março, morria o ex-governador de São Paulo Mário Covas.

Entre os principais fatos de 2011 pelo mundo está o aniversário de 10 anos do atentado de 11 de setembro. Na ocasião, as torres gêmeas do edifício World Trade Center foram atacadas por terroristas suicidas. O mesmo ano marca o aniversário de 10 anos da Guerra do Afeganistão, lançada por coalizão liderada pelos EUA em retaliação aos ataques.

No mês de abril, será a vez de comemorar 50 anos desde que a União Soviética (URSS) conseguiu enviar o primeiro homem ao espaço, o que representou sua vitória sobre os EUA na corrida espacial. No mesmo mês, Cuba realiza o Sexto Congresso do Partido Comunista, no qual, especula-se Fidel pode deixar o único cargo que ainda ocupa: o de presidente do Partido Comunista.

    Leia tudo sobre: retrospectiva11 de setembroaloprados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG