Veja as reportagens do iG mais lidas em 2011

Apesar de prestação de serviços estar entre as matérias de maior audiência do portal, grandes reportagens estão entre as que mais atraem os leitores

iG São Paulo |

Serviços – como trânsito, clima, Imposto de Renda, Nota Paulista, Bolsa de Valores – encabeçaram a lista das páginas mais lidas do iG durante o ano de 2011. Porém notícias quentes e grandes reportagens estão entre os fatos publicados que mais atraíram os leitores, como pode ser conferido na lista abaixo: 

Último Segundo

AE
Em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lua ficou laranja durante eclipse lunar


Um fenômeno natural foi o tema que atraiu a atenção do maior número de internautas ao Último Segundo em 2011. Através do iG , foi possível acompanhar a transmissão do mais longo eclipse lunar em 10 anos a partir de Dubai e do Chipre. No Brasil, o fenômeno durou uma hora e quarenta minutos.

Foto: Google Street View
Antes e depois da Rua Francisco Mieli, Nova Friburgo
Fotos da tragédia climática que deixou centenas de mortos na região serrana do Rio de Janeiro em janeiro foi o conteúdo de mais acesso da seção Brasil. Oito imagens que mostram as ruas de Nova Friburgo antes e depois da enxurrada dão a dimensão do estrago causado pelas águas.

Outra tragédia natural, desta vez no Japão, foi o tema mais lido na cobertura internacional. O forte terremoto que atingiu o país em março e provocou um tsunami atraiu interesse de milhares de leitores.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 por escola foram destaque na seção Educação. O iG apresentou os dados através de uma ferramenta onde é possível consultar a média obtida no exame de todos os colégios do Brasil e um ranking que classifica as melhores e piores instituições.

Em Política, uma mulher de 27 anos chamou a atenção. A vice-primeira dama Marcela Temer virou atração na cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff. No dia seguinte, o vice Michel Temer conversou com o iG e a descreveu como “ discreta, inteligente e companheira ”.

Economia

ig
Ilson Mateus, dono da maior rede varejista do Maranhão: bilionário que anda de Gol 1.0 e mora em apartamento alugado foi o campeão de leitores em Economia

A história que despertou maior curiosidade dos leitores, além de Imposto de Renda, Bolsa e Nota Paulista, foi a de Ilson Mateus, dono do Grupo Mateus , com fatura R$ 2,3 bilhões e detém mais de 50% do varejo maranhense. Dono de uma biografia riquíssima e bilionário, Mateus anda pelas ruas de São Luiz de Gol 1.0 e mora em apartamento alugado.

Fabrizia Granatieri
Obras na Eikelândia: metade da mão de obra contratada vem da região
A segunda reportagem mais lida do ano em Economia foi a que mostrou em texto, fotos, vídeo e infográfico detalhes a Eikelândia , a cidade que Eike Batista está erguendo no litoral fluminense. Em São João da Barra há um verdadeiro novo Eldorado brasileiro, onde porto, siderúrgica, estaleiro, pelotizadora, montadora, cimenteira e muitos outros negócios devem ser levados adiante segundo os planos do bilionário e oitavo homem mais rico do mundo.

A terceira mais lida do ano alcançou o posto movida pela indignação dos consumidores que foram atraídos pela campanha Pepsi em Dobro . Anunciada em rede nacional, prometia uma Pepsi grátis para quem comprasse uma garrafa do refrigerante. Mal dimensionada, a campanha teve seus estoques esgotados em minutos. Consumidores e varejistas atacaram a AmBev, fabricante do refrigerante e a marca Pepsi, que demoraram a responder aos consumidores e, quando o fizeram, foi de maneira arrogante, dizendo apenas que a campanha havia sido um sucesso. Dias depois e após ser autuada pelo Procon , a empresa doou 60 mil latas em 20 cidades para atender consumidores que se sentiram lesados a pegar sua segunda garrafa de refrigerante. 

Esporte

AP
Mesmo no Brasil, Neymar virou notícia na Europa, Ásia e até mesmo nos EUA

O drama de um dos jogadores mais vitoriosos do futebol brasileiro despertou interesse capaz de rivalizar com qualquer capítulo da saga Neymar ou da aposentadoria de Ronaldo "Fenômeno". O ex-atacante Müller protagonizou a notícia de maior audiência em 2011 ao revelar que, apesar da carreira mais que bem sucedida, estava quebrado financeiramente .

Mas 2011 foi mesmo o ano de Neymar. Com belíssimos gols, grandes atuações e cobiçado pelos arquirrivais Barcelona e Real Madrid , o atacante do Santos monopolizou o interesse do noticiário esportivo com sua possível transferência para a Europa , sucessivos aumentos de salário - entrou na lista dos 12 mais bem pagos do mundo - e até mesmo com o nascimento de seu filho .

Os tropeços do santista na temporada também lideraram a audiência. A irritação do craque com o assédio dos fãs num momento de folga durante a disputa do Mundial de Clubes foi a terceira notícia mais acessada do ano.

A crise entre Santos e Paulo Henrique Ganso, o principal parceiro de Neymar no Santos, também bombou. Mesmo machucado, o meia despertou interesse da Europa e viu a empresa que gerencia sua carreira, a DIS, negociar com o Corinthians . A reportagem foi a quinta mais lida.

AgNews
Ronaldo e Anderson Silva viraram parceiros comerciais em 2011
Mas mesmo com a ascenção dos jovens santistas, Ronaldo "Fenômeno" e Adriano "Imperador" não perderam espaço no interesse do torcedor. Enquanto Adriano voltou a se destacar apenas por problemas extracampo, como no caso da jovem baleada dentro do carro do jogador , a aposentadoria de Ronado após a eliminação do Corinthians na Libertadores 2011 colocou o vídeo com a transformação física no jogador ao longo da carreira no top 5 dos links mais acessados. A tentativa do médico do Corinthians, Joaquim Grava, em esconder a hipotireoidismo de Ronaldo também repercutiu com os internautas - foi a 10ª notícia mais lida de 2011.

Outro tema que ocupou as manchetes foi a sensação MMA. A "luta do século" entre Anderson Silva e Vitor Belfort no UFC 126, vencida pelo primeiro com um sensacional chute que nocauteou Belfort, e a volta do UFC ao Brasil, com outra vitória de Silva , estiveram entre as mais lidas de 2011.

Gente

Amauri Nehn/AgNews
Zeca Camargo e Renata Ceribelli no lançamento do livro "Medida Certa": perda de peso gerou interesse dos leitores
O emagrecimento de Zeca Camargo e Renata Ceribelli acompanhado passo a passo pelo público no quadro “Medida Certa”, do “Fantástico”, deu o que falar em 2011. O antes e depois do apresentador foi a matéria mais lida de Gente no ano.

AE
Após a briga que esteve entre as reportagens mais lidas, irmãos Zezé di Camargo e Luciano fizeram show no Rio repleto de troca de declarações carinhosas
As atenções também se voltaram para briga pública da dupla Zezé di Camargo e Luciano , que quase resultou na separação dos músicos e levou Luciano ao hospital. Mesmo quem não é fã de sertanejo acompanhou os capítulos deste episódio. A declaração da mulher de Zezé, Zilu Camargo, revelando que os irmãos tiveram uma discussão antes de subir no palco do que seria o último show deles, deu bastante audiência entre os leitores do iG .

A polêmica do ano na TV em 2011 foi a declaração considerada de mau gosto de Rafinha Bastos sobre a cantora Wanessa e o bebê que ela espera . A frase de que ele “comeria o bebê” da cantora rendeu notícia e resultou no afastamento do humorista da Band. No meio do furacão, Rafinha respondeu ao iG com um receita de bolo . A ironia foi um sucesso de cliques. 

Cultura

Getty Images
Amy Winehouse: salto nas vendas de álbuns logo após a divulgação da morte da cantora
A notícia mais lida de Cultura em 2011 foi a que anunciava a morte de Amy Winehouse . A cantora britânica foi encontrada morta em seu apartamento em Londres no final de julho, aos 27 anos.

Para lembrar os 80 anos de João Gilberto, criador da bossa nova, o iG esmiuçou a rotina do músico, famoso por suas excentricidades . Por meio de entrevistas com amigos e vizinhos, foi possível descobrir um pouco mais sobre o curioso dia-a-dia do compositor no Rio de Janeiro, sempre zeloso de sua privacidade.

A capital carioca atraiu olhares do mundo inteiro ao sediar a quarta edição do Rock in Rio, entre setembro e outubro. O festival se estendeu por duas semanas, em sete dias não-consecutivos, e teve entre suas atrações Metallica, Stevie Wonder e Ivete Sangalo, além de dezenas de outros nomes. O balanço com os melhores e piores shows figurou entre as matérias mais lidas do ano.

Às vésperas da entrega do Oscar, em fevereiro, um infográfico fez com que muita gente não saísse da frente do computador. Ambientado numa sala de cinema, o jogo dos ganhadores do Oscar propõe que os internautas descubram o nome de antigos vencedores do prêmio a partir de um brincadeira com seus títulos em português. Não jogou ainda? Aproveite o fim de ano e faça isso agora

Moda

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597475419796 &_c_=MiGComponente_C O que usar, como escolher e onde comprar. As principais dúvidas dos consumidores de informação de moda foram respondidas ao longo de 2011 pelo iG Moda com reportagens de tendência, de serviço e dando exemplos das escolhas de gente famosa. As campeãs de leitura do canal refletem essa preferência. A mais lida do ano indicou 23 vestidos de festa até R$ 100 .

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597475417275 &_c_=MiGComponente_C O público também aprovou a seleção dos melhores e piores looks do concurso de beleza Miss Universo 2011 .

Outra campeã de audiência foi a reportagem que uniu acessórios e signos , e trouxe as bolsas ideais de acordo com o horóscopo, trazendo entretenimento e informação que conquistaram o público. 

Delas

Como apimentar o sexo , um teste que indica qual a cor do cérebro e histórias de mulheres que saíram da pobreza e ganharam muito dinheiro foram as três reportagens que dominaram a atenção dos leitores do canal feminino do iG em 2011.

No Comida a liderança ficou com os chefs da vida real criticando a performance dos chefs da novela das nove e no canal de Luxo, a campeã foi a reportagem que fala do Soberano, o iate que é praticamente uma mansão .

Já no canal Jovem, como escolher o vestido de formatura foi a matéria que mais chamou a atenção dos internautas e, em Turismo, um guia do que levar na mala para não ser barrado na alfândega na volta do Exterior foi a campeã de audiência.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ultimosegundo%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597476387285 &_c_=MiGComponente_C

Saúde

Em 2011, a incrível história da curitibana que perdeu 20kg sem cirurgia ou remédios e virou personal trainer nos EUA foi líder absoluta de audiência. Um infográfico mostrando como é o infarto do novo século ficou em segundo lugar e a trajetória da gordinha que virou miss completou o ranking das três reportagens mais lidas do ano.

    Leia tudo sobre: retrospectiva2011mais lidas do Ano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG