Após passagem do Katrina, tensão dominou Nova Orleans

Centenas atravessam a pé ponte de 4 quilômetros para terem de fazer caminho de volta após tumulto com policiais

Leoleli Camargo, de Nova Orleans |

Depois da passagem do Katrina, a população pobre dos bairros de Nova Orleans inundados com os rompimentos dos diques de contenção - Lower Ninth Ward, Saint Bernard, Plaquemines e Jefferson - foi obrigada a deixar suas casas.

Sem água, alimentos ou lugar para passar a noite, milhares rumaram para áreas consideradas seguras. O principal destino foi o estádio Superdome. Quando ele lotou, parte dos desabrigados viu-se obrigada a ir para o Centro de Convenções, ao lado do Rio Mississipi e próximo à rua mais famosa da cidade, a Canal Street, localizada em uma região de intensa atividade turística, perto do famoso French Quarter.

Segundo a taxista Marion Vincent, de 48 anos , moradora de um distrito que fica entre o rio e o Lago Pontchartrain, os desabrigados foram orientados a ir ao Centro de Convenções para esperar por transporte que os levariam para abrigos e áreas mais seguras do outro lado da ponte sobre o Mississipi, que separa o centro da cidade da região de West Bank. Os ônibus nunca vieram.

Alguns dias depois, conta Marion, as autoridades locais pediram que os desalojados se reunissem em grupo e caminhassem pela ponte, que se chama Crescent City Connection, porque haveria meios de transporte do outro lado, em West Bank. Como percorrer os 4 quilômetros da ponte era a única forma de chegar aos ônibus, as pessoas fizeram o que foi pedido.

Ao chegar perto do fim da ponte, começou um tumulto quando os desabrigados perceberam que não havia nenhum ônibus. "As pessoas começaram a correr em direção aos policiais. Acho que eles se assustaram, pois começaram a atirar para cima e jogaram os cães sobre multidão ordenando que retornasse. E as pessoas voltaram. Centenas fizeram o caminho de volta", recorda Marion.

    Leia tudo sobre: euafuracãofuracão katrinanova orleansreconstrução

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG