Puccinelli apoia volta da CPMF

Governador reeleito de MS admite retorno do tributo, desde que os recursos arrecadados se destinem apenas à Saúde

Marcello Sigwalt - iG Brasília |

Serrista do começo ao fim da eleição, o governador reeleito de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB) manifestou seu apoio à volta da famigerada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) desde que os recursos sejam carimbados para sua finalidade: a Saúde.

Até aí tudo bem, o problema é o controle (social) da destinação dos recursos ao setor.

Relator do projeto que instituiu a primeira versão da CPMF em 1995, Puccinelli lembra que, na época, lutou para que os recursos fossem aplicados integralmente na área de Saúde. “Mas eles (?) desviaram”, emenda o governador reeleito.

Segundo ele, dos R$ 40 bilhões arrecadados pelo Governo (FHC) mediante a cobrança de 0,38% de cada transação financeira, pelo menos R$ 18 bilhões teriam sido desviados para outras finalidades.

HR

Sobre a situação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, o governador optou por comparar sua gestão ao do antecessor, do PT.

“Eu fiz muito mais do que o PT. Fiz o setor de oncologia que não tinha, o de hemodinâmica, de neurologia. Tudo isso não tinha no governo do PT”, disparou.

Bravatas políticas à parte, o Ministério Público do Trabalho (MPT), após constatar diversas irregularidades no HR, chegou a propor ação civil pública na Justiça do Trabalho contra a Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de MS), que responde pela administração da instituição.

Entre outros problemas no HRMS, o MPT verificou a inexistência do plano de proteção radiológico, número de técnicos em segurança do trabalho insuficiente, carência de equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos plumbíferos e protetores de tireóide, além de banheiros e vestiários em condições insalubres.

Para piorar o cenário, as cirurgias eletivas estão suspensas desde o dia 25 de outubro, sem previsão de retorno.

Com informações do site Capital News


    Leia tudo sobre: Eleições MSEleições Puccinelli

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG