PT é maioria na Assembleia Legislativa do Pará

Número de deputados estaduais do partido subiu de seis para nove, superando PSDB

Pollyanna Bastos, iG Pará |

No próximo ano, a Assembléia Legislativa do Pará ganha 18 novos membros.

Os deputados estaduais eleitos no último domingo passam a compor a bancada de 41 parlamentares no Estado. A renovação corresponde a pouco mais de 40% das vagas.

Com a troca de cadeiras, o PT passa a ser maioria na casa, com nove deputados, desbancando o atual líder, PSDB, que perdeu quatro cadeiras e será representado por seis parlamentares.

O PMDB, que detém a presidência da casa, também vai ter a participação ampliada, com dois novos representantes, totalizando oito deputados. O PR assume duas novas vagas e passa a contar com quatro parlamentares, já o PSB e PDT aumentam o número de cadeiras de um para dois.

Enquanto partidos como o PSOL e PMN estréiam na Assembléia Legislativa do Estado, o PP não terá mais representantes no parlamento estadual. PPS, DEM e PV também sofreram perdas e passam a contar com apenas um representante cada. 

O deputado estadual mais votado no Pará foi o ex-prefeito de, Belém Edmilson Rodrigues, atualmente no PSOL. Esta é a primeira vez que o partido consegue vaga no Legislativo.

Mesmo com a maioria na Assembléia o PT ainda tem um caminho difícil no Estado, a candidata ao governo Ana Júlia Carepa, teve 36% dos votos válidos no 1°turno contra 48% do candidato tucano Simão Jatene. A disputa será decidida no 2°turno e as alianças com os demais partidos ainda estão sendo negociadas.


    Leia tudo sobre: Eleições PÀEleições PT

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG