Primeira prefeita de Dourados toma posse

Presidente da Câmara de Vereadores Délia Godoy Razuk assume comando da segunda maior cidade de MS

Marcello Sigwalt, iG Brasília |

Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados assistiu hoje à posse de Délia Godoy Razuk (PMDB), 55 anos, como sua primeira prefeita.

Délia deverá permanecer no cargo até dezembro próximo, quando então a Justiça deverá julgar se ela continuará (ou não) como prefeita nos próximos dois anos, de maneira a concluir o mandato restante do ex-prefeito Ari Artuzi (sem partido).

A definição fica para dezembro em razão da possibilidade de a confirmação da posse de Délia como prefeita ser questionada judicialmente pelo vice-prefeito Carlinhos Cantor (PR), preso pela PF e depois afastado do cargo pela Justiça.

O processo de regularização institucional da cidade foi tumultuado, com o acirramento da crise política deflagrada pela prisão do prefeito Ari Artuzi, no início do mês passado, o vice-prefeito Carlinhos Cantor e mais nove vereadores.

Com a vacância do cargo – devido à prisão de todas as autoridades políticas locais pela Operação Uragano, da Polícia Federal – assumiu interinamente, em 4 de setembro, o juiz diretor do Fórum de Dourados, Eduardo Machado Rocha.

Como a interinidade não foi renovada, a determinação da Justiça foi de que Délia assumisse legalmente o cargo, como a próxima na linha sucessória, pois havia sido eleita presidente da Câmara de Vereadores.

Em seu primeiro discurso como prefeita, Délia afirmou que dará destaque à transparência de ações durante sua administração.

“Vou realizar um trabalho sério e transparente. Primeiramente, terei a missão de fazer um mapeamento em relação a todos os setores. A partir daí, traçaremos uma nova política administrativa para reestruturamos a prefeitura e fazer com que todos os setores funcionem de maneira efetiva e eficaz", disse.

A nova prefeita acrescentou disse esperar “a união de todos para que possam recuperar o Legislativo depois das denúncias”.

Ela comentou que os suplentes já assumiram seus cargos e estão empenhados em trabalhar no sentido de fortalecer o Legislativo. “Este é o momento de unirmos forças e atuarmos com harmonia para que Dourados se reposicione em Mato Grosso do Sul, como cidade próspera e de expansão constante”, concluiu.

Na presidência da Câmara assume no lugar de Délia o vereador Dirceu Longhi (PT) e o primeiro suplente do PMDB, Laudir Munaretto, assume assento na Câmara.

Prestigiaram a cerimônia de posse da nova prefeita o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), os deputados estaduais eleitos Laerte Tetila (PT) e George Takimoto (PSL), representantes do judiciário, das forças de segurança pública, religiosos e lideranças comunitárias e da comunidade.

Com informações do site Dourados News

    Leia tudo sobre: Eleições MSEleições Dourados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG