Presidente e presidenta eleita Dilma Roussef participaram de festa de Natal de moradores de rua em São Paulo

Na celebração de Natal dos catadores de papel e moradores de rua de São Paulo, na Vila Guilherme, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a gratidão e muitos elogios dos presentes, mas acabou invertendo o discurso dos que falaram antes dele. “Em vez de vocês me agradecerem, eu vou agradecer porque vocês me ensinaram a governar este País”, disse. Acompanhado pela presidenta eleita Dilma Roussef , Lula prometeu manter o ritual que se repete há oito anos e comparecer, “se for convidado”, à festa de Natal dos catadores no próximo ano. Dilma também assumiu o mesmo compromisso.

Presidente se emocionou em festa de Natal do catadores de lixo em São Paulo
Futurapress
Presidente se emocionou em festa de Natal do catadores de lixo em São Paulo
A fala do presidente começou com uma oração para o vice José Alencar, internado ontem às pressas por conta de uma hemorragia . Lula contou que foi visitá-lo, junto com Dilma, no hospital . Segundo o presidente, Alencar está lutando para comparecer à posse da presidenta Dilma. “Se depender da energia positiva que temos aqui, ele vai se recuperar muito mais rápido do que espera”, disse após a plateia entoar o pai nosso.

Emocionado em mais uma despedida do cargo de presidente, Lula afirmou ainda que se orgulha de ter tratado os catadores com o mesmo respeito que teve com “todo mundo”. “Vocês entraram no Palácio do Planalto como qualquer empresário”, disse. O fato de a cerimônia de hoje contar com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e do Banco do Brasil (BB) demonstra esse respeito e que o Brasil mudou, segundo Lula. As instituições assinaram convênio com a Itaipu e a Petrobras para a entrega de carrinhos elétricos às cooperativas de catadores de material reciclado.

“Há pouco tempo, ninguém aqui imaginava que estaria sentado junto com dois presidentes – um sainte e uma entrante”, disse.

O presidente também aproveitou a ocasião para cobrar de prefeitos convênios de parceira com cooperativas de catadores de papel e alfinetou o gestor de São Paulo, Gilberto Kassab, que teria assumido tal compromisso sem ter cumprido. “Cuida do pessoal da Granja Julieta com carinho, pelo amor de Deus”, pediu. Para a próxima semana, fez mais uma promessa de fim de governo: uma medida provisória garantindo incentivos fiscais para empregadores que comprarem material reciclado de cooperativas de catadores de papel.

Antes da fala de Lula, Dilma chegou a dançar e cantar um samba criado em sua homenagem e prometeu em seu discurso que continuará trabalhando para melhorar a vida dos catadores, como fez o presidente Lula.

    Leia tudo sobre: Lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.