Veja imagens da trajetória de José Alencar

Ex-vice-presidente da República lutava contra o câncer desde a década de 1990 e morreu nesta terça-feira aos 79 anos

iG São Paulo |

O ex-vice presidente da República José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos. Mineiro de Muriaé e empresário do setôr têxtil, Alencar lutava contra o câncer desde a década de 1990 e morreu por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Ao longo dos anos, Alencar foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.

Veja imagens da trajetória do ex-vice-presidente:

Alencar foi vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus dois mandatos. No período em que esteve no governo, ele chegou a acumular temporariamente o Ministério da Defesa, em 2004.

Uma das marcas de sua atuação foi o fato de ter se transformado em um crítico bem-humorado da política de juros. As sucessivas queixas sobre o impacto das altas taxas no setor produtivo viraram uma espécie de brincadeira do vice com a imprensa e com colegas no Palácio do Planalto.

    Leia tudo sobre: josé alencarpolíticalula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG