Veja imagens da trajetória de Itamar Franco, ex-presidente do Brasil

À frente da República entre 1992 e 1994, ele lançou o Plano Real e acabou com os altos índices de inflação que assolavam o País

Denise Motta, iG Minas Gerais |

O ex-presidente do Brasil Itamar Franco, que morreu neste sábado , começou sua carreira política em Juiz de Fora, cidade a 255 quilômetros de Belo Horizonte onde foi vereador e prefeito. Durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985, sempre esteve na oposição ao regime. Pelo MDB, foi senador da República e apoiou Tancredo Neves ao governo de Minas Gerais.

Mais tarde, foi eleito vice-presidente da República na chapa de Fernando Collor, em 1989. Com o impeachment, se tornou presidente e governou o País entre 1992 e 1994, quando lançou o Plano Real e acabou com a inflação.

Quatro anos depois, rompeu com seu ex-ministro e então presidente do País, Fernando Henrique Cardoso , e venceu a disputa pelo governo do seu Estado contra o candidato do tucano, Eduardo Azeredo.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva , em 2002, foi nomeado embaixador do Brasil em Roma, cargo que ocupa entre 2003 e 2005. Em 2010, voltou à política nacional e se elegeu senador de Minas pelo PPS - na oposição ao Lula e ao lado do PSDB de Aécio Neves , de quem sempre foi próximo.

Veja abaixo alguns imagens da trajetória de Itamar:

    Leia tudo sobre: itamar francoleucemiaplano real

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG