Veja as metas atingidas, segundo a Prefeitura de São Paulo

Saiba quais são as metas da gestão Kassab dadas como concluídas até agora. No total, 28,8% dos 223 objetivos foram alcançados

Nara Alves, iG São Paulo |

A gestão de Gilberto Kassab (PSD) à frente da Prefeitura de São Paulo concluiu até 18 de novembro 28,8% das metas programadas de janeiro de 2009 a dezembro de 2012 . Dos 223 objetivos traçados no início da administração, 49 foram batidos – oito foram alcançados em 2009, 15 em 2010 e 26 em 2011. Outras 15 metas já se encontravam até o fim de outubro em fase final do processo. Veja algumas das metas consideradas “concluídas” pela prefeitura até agora.

Leia também:
Gestao Kassab atinge 28,8% das metas programadas para 2012
Prefeitura de São Paulo tem pico de saldo em abril e maio de 2011

A meta “Preparar São Paulo como sede da Copa do Mundo de 2014” é dada pela prefeitura como “concluída” desde que a cidade foi aprovada pela FIFA, no último dia 20 de outubro. Após dois anos de incerteza, a Fifa confirmou a cidade como sede de seis partidas da Copa de 2014 , incluindo o jogo de abertura e uma semifinal.

De olho na Copa e outros eventos internacionais, a SPTuris afirma ter cumprido três metas: capacitou 1.100 agentes de viagens, taxistas e policiais, implantou sinalização turística internacional em 30 novos locais e construiu três novas centrais de informação turística. Além disso, a prefeitura apresentou a candidatura de São Paulo como sede do Encontro C40CITIES Climate Leadership Group e montou um estande de São Paulo na Exposição Mundial Xangai, duas das metas propostas pela gestão Kassab.

Guilherme Tosetto
Visão geral das obras do futuro estádio

A prefeitura diz ter cumprido cinco metas na área de Segurança : implantação de 35 bases comunitárias móveis e do Observatório de Violência e Criminalidade, fiscalização de 45 áreas de interesse ambiental em bacias, incorporação de 160 novos guardas ambientais ao efetivo da Guarda Civil Metropolitana e instalação de quatro postos de recolhimento de armas de fogo.

A mobilidade urbana é outro desafio para a prefeitura, que afirma ter cumprido três objetivos traçados no início da gestão para a área: conclusão do Complexo Viário Padre Adelino, reforma de 289 câmaras de circuito fechado de TV em cruzamentos e iluminação de 150 novas faixas de travessia de pedestres.

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que fatores como licitações podem demandar mais tempo para que uma meta seja alcançada. “É importante lembrar que existem metas que estão em diferentes fases de execução, cada uma com sua particularidade. Além disso, algumas metas demandam mais tempo para ficarem prontas, pois dependem de outros fatores como, por exemplo, uma licitação”, diz o texto.

Metas atingidas

Veja quantas metas foram atingidas por ano até agora pela Prefeitura de São Paulo

Gerando gráfico...
Prefeitura de São Paulo

Serviços públicos

Na área da Saúde , três metas constam oficialmente como alcançadas, todas em 2009. Além da criação de 10 novas unidades AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Especialidades, duas metas de ampliação do programa Remédio em Casa foram atingidas. As duas metas do benefício visavam à inclusão de medicamentos contra dislipidemia (colesterol e triglicérides altos) na lista de remédios distribuídos gratuitamente.

Na Educação , três objetivos constam como concluídos. Em 2010, a prefeitura implantou jornada de sete horas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e implantou o ciclo de nove anos no Ensino Fundamental. Já em 2011, a gestão Kassab colocou em circulação 170 novos veículos adaptados para o Transporte Escolar Gratuito de pessoas com mobilidade reduzida.

Na Habitação , as duas únicas metas atingidas, segundo a prefeitura, foram concluídas neste ano. A prefeitura atendeu a nove mil novas famílias no Programa de Recuperação de Cortiços e atendeu a 60 mil famílias moradoras em favelas e loteamentos irregulares em áreas de mananciais, iniciativa que ajuda, ainda, no combate às enchentes. Também para combater enchentes, foi implementado em 2011 o monitoramento eletrônico do nível de retenção em 16 piscinões, outra meta cumprida.

Quatro metas foram atingidas na área de Meio Ambiente , de acordo com a prefeitura. Em 2010, a prefeitura tornou obrigatória a inspeção veicular ambiental para 100% da frota do município. No mesmo ano foram criados dois novos viveiros e as bacias Guarapiranga, Billings e Cantareira ganharam monitoramento, por meio de imagens, nas áreas de proteção ambiental. Além disso, foram criados 31 Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Cultura de Paz, em 2011.

A rede de proteção social teve três metas dadas como atingidas: a implantação de 20 novos Centros de Referência de Assistência Social, a ampliação em 15% as vagas da rede socioassistencial para crianças e adolescentes e a implantação de 15 Centros de Atenção Social à População Idosa e a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social.

Além dos centros de proteção social, a prefeitura diz ter alcançado outros seis objetivos relacionados ao desenvolvimento econômico e trabalho . A prefeitura criou quatro unidades do Centro de Apoio ao Trabalho, atendeu oito mil trabalhadores no Programa Operação Trabalho, deu acesso ao microcrédito para 21 mil empreendedores, atendeu 1000 novos beneficiários nos programas de fomento ao desenvolvimento local e implantou Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades para estabelecimentos com até 1.500 m2 para baixo risco em 31 subprefeituras.

Na área cultural , a prefeitura afirma ter cumprido quatro metas: reforma do Teatro Municipal, modernização da Biblioteca Mário de Andrade, reforma de seis equipamentos culturais e criação de 16 equipamentos públicos com Programa de Iniciação Artística.

As áreas de Finanças e Planejamento conseguiram alcançar, até o início de novembro, seis metas, segundo a gestão municipal. A prefeitura diz ter aprimorado o Sistema de Gestão Tributária Integrada, implantado o cadastro único de contratos com fornecedores, implantado licenciamento eletrônico de anúncios, ampliado a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, aumentado a efetividade na cobrança de dívida e capacitado 50 mil servidores públicos.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG