TSE convoca hackers para testar segurança de sistema para eleição

Concurso vai selecionar 25 especialistas em tecnologia da informação, para avaliar segurança das urnas eletrônicas

iG São Paulo |

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que a partir desta quinta-feira abrirá as inscrições para um concurso que convocará especialistas em informática dispostos a tentar invadir seu sistema de votação eletrônico. A abordagem é parte dos preparativos comandados pela Justiça Eleitoral para as eleições municipais deste ano e tem por objetivo detectar "eventuais falhas no sistema, relacionadas com a violação da integridade do voto secreto".

Eleições 2012: Leia todas as notícias sobre a corrida eleitoral deste ano
Pleito:
Eleição deste ano será realizada nos dias 7 e 28 de outurbo

Agência Brasil
Até hoje, sistema não foi violado, de acordo com o tribunal
O comunicado diz que serão escolhidos 25 participantes, que receberão os chamados "códigos fonte" do sistema para "facilitar os ataques às urnas eletrônicas" que serão usadas nas eleições para prefeito e vereador. Os testes serão realizados entre os dias 20 e 22 de março, e os participantes receberão somente um certificado de participação, já que "não haverá nenhuma premiação em dinheiro", explicou o tribunal.

Testes nesse formato têm sido usados desde 2009, quando a Justiça Eleitoral realizou o primeiro concurso para a seleção dos "hackers". Nos quatros testes realizados até agora, ninguém conseguiu violar as urnas eletrônicas, introduzidas no sistema eleitoral no ano de 1996.

Embora a introdução das urnas eletrônicas date da década de 90, o sistema eleitoral brasileiro só foi totalmente automatizado nas eleições municipais de 2000. Com a automatização, o resultado definitivo do pleito pode ser confirmado em menos de 24 horas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as próximas eleições envolverão aproximadamente 135,8 milhões de eleitores, que vão eleger prefeitos e vereadores dos 5.565 municípios do país.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: eleições 2012urna eletrônica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG