Com a saída de Geraldo Antonio Vinholi (PSDB/DEM), Vanessa Damo Orosco (PMDB) entra para Alesp

O Tribunal Regional Eleitoral (TER-SP) anunciou nesta sexta-feira uma nova totalização do resultado das eleições 2010. A mudança, segunda já feita pelo tribunal, altera o quociente eleitoral e a distribuição de vagas para deputado estadual.

Com a retotalização, o candidato Geraldo Antonio Vinholi (PSDB/DEM), com 62.580 votos, perde a condição de eleito e passa a ocupar a primeira suplência de sua coligação. Entra em seu lugar a candidata Vanessa Damo Orosco (PMDB), que obteve 93.122 votos.

Segundo o PSDB, o partido só decidirá se deve se manifestar ou não sobre a perda da vaga na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) na segunda-feira.

As alterações são reflexo de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reformou algumas decisões do TRE após as eleições. Antes da retotalização, os votos dados a Vanessa Damo eram considerados nulos. A candidata teve seu registro de candidatura negado pelo TRE, mas, com modificação da situação de seu registro, os votos foram validados.

O quociente eleitoral para o cargo de deputado estadual passou de 225.833 para 227.595. Como ainda existem recursos a serem julgados no TSE, poderá haver outra retotalização e nova alteração dos dados divulgados. No site do TRE é possível conferir a a lista atualizada de candidatos eleitos para deputado estadual.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.