Temor por governabilidade faz Dilma liderar ação política

Preocupada com vácuo deixado com a saída de Antonio Palocci, presidenta se lança em negociações políticas

AE |

AE
Presidenta fez mais política nos últimos dez dias do que em cinco meses de governo, diz auxiliar
Sob intensa pressão do PT paulista e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), logo após demissão de Antonio Palocci da Casa Civil, a ponto de temer pela governabilidade, a presidenta Dilma Rousseff surpreendeu e passou a trabalhar intensamente nos bastidores da política para debelar crises. Nos últimos dez dias Dilma fez mais política do que nos cinco primeiros meses de governo, conta um auxiliar.

Primeiro, escolheu a senadora Gleisi Hoffmann para substituir Palocci de forma solitária, sem nem consultar seu padrinho Luiz Inácio Lula da Silva . Depois, ignorou articulação feita pelo presidente da Câmara com petistas de São Paulo para levar o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), para a coordenação política. Optou pela ex-senadora Ideli Salvatti.

Em seguida, exigiu de Vaccarezza, do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do ex-presidente nacional do partido Ricardo Berzoini (SP) que assinassem uma trégua. Afirmou que a crise alimentada pela briga deles desde a eleição de Marco Maia, em fevereiro, ameaçava contaminar o governo, a base aliada e o próprio partido.

Por fim, Dilma resolveu acertar as contas com Marco Maia, que ameaçava votar dois projetos - a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e a Proposta de Emenda Constitucional 300 - que podem causar um rombo de R$ 40 bilhões no Tesouro. De acordo com funcionários do Planalto, foram quatro conversas, as três primeiras muito tensas, ríspidas, chamando o presidente da Câmara à responsabilidade. A última conversa, na quinta-feira, já foi mais tranquila. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: Dilma Rousseffantonio paloccigleisi hoffmanngoverno

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG