Presidente do PMDB elogia prefeito paulista e admite que partido precisa voltar a crescer em São Paulo

O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), vice-presidente da República eleito, confirmou nesta segunda-feira ao iG que negocia a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, para a legenda. “Kassab tem conversado comigo várias vezes sobre essa hipótese", disse. O deputado demonstrou otimismo. "As conversas com ele vão indo bem”, afirmou.

Kassab visita ao edifício São Vito, em processo de demolição, em SP
AE
Kassab visita ao edifício São Vito, em processo de demolição, em SP
O deputado admitiu, ainda, que seu partido precisa voltar a crescer no Estado, onde elegeu apenas um deputado federal nas eleições de outubro. “A ideia é fazer o PMDB crescer em São Paulo”, afirmou. Perguntado se o prefeito poderia contribuir para isso, Temer respondeu que “seria um nome importante”. Com o afastamento do presidente estadual da legenda, Orestes Quércia, que voltou a ser internado , o quadro em São Paulo fica ainda mais frágil.

“O PMDB tem uma ótima impressão de Kassab. Nós o vemos como uma boa figura, um prefeito competente”, disse Temer. Em seguida, no entanto, fez uma ressalva: “Kassab precisaria entrar no PMDB em uma situação harmoniosa”. Para isso, precisa articular com lideranças paulistas de outros partidos uma aliança que envolva, também, as eleições municipais de 2012. De olho nisso, o prefeito esteve reunido hoje com os deputados Aldo Rebelo (PC do B), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT) e Márcio França (PSB) na capital paulista.

Nos bastidores, a ida de Kassab para o PMDB é dada como certa por interlocutores do prefeito. Com a mudança para um partido da base aliada à presidenta eleita Dilma Rousseff (PT), Kassab poderia se cacificar como terceria via na disputa ao governo de São Paulo, atualmente polarizada entre PT e PSDB, e provocar um segundo turno contra o governador eleito, Geraldo Alckmin, candidato natural do PSDB à reeleição em 2014.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.