Serys Slhessarenko assume relatoria do Orçamento

Senadora substitui Ideli Salvatti, que foi indicada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, para ocupar o Ministério da Pesca

Agência Brasil |

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) será a nova relatora do Orçamento do ano que vem. A atual relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), irá deixar o cargo depois de ter sido indicada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, para ocupar o Ministério da Pesca. A informação foi confirmada por Serys, que está em Cancun participando da conferência do clima (COP-16).

AE
Ideli Salvatti (PT) foi indicada por Dilma Rousseff para o Ministério da Pesca
Por telefone, a senadora disse que conversou ontem (8) com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o do Planejamento, Paulo Bernardo, quando foi convidada para assumir o cargo. O anúncio, segundo ela, será feito quando retornar ao Brasil.

É a segunda vez que o Orçamento muda de relator depois que o senador Gim Argello (PTB-DF) deixou a relatoria acusado de envolvimento em esquema de emendas parlamentares no Orçamento de 2010 para favorecer empresas fantasmas. Reportagens publicadas na imprensa dão conta de que Argello destinou R$ 1,4 milhão para a realização de eventos culturais e de turismo.

Na terça-feira (7), Gim Argello deixou o cargo e foi substituído pela senadora Ideli Salvatti que, neste momento, toma café da manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), confirmou as informaçõpes de Serys. Segundo ele, com a indicação de Ideli ao Ministério da Pesca, a permanencia dela na relatoria se tornou inviável.

"Ela foi escolhida ministra ontem e como vai administrar o Orçamento? Para evitar qualquer problema no Orçamento 2011, estamos fazendo essa mudança, a contragosto, mas não tem jeito", explicou. Segundo ele, o anúncio será feito na próxima semana.

A Comissão Mista do Orçamento vai analisar e votar primeiramente os relatórios setoriais para depois oficializar a subtituição, de acordo com Machado. O calendário elaborado pelas lideranças da base prevê a aprovação do Projeto de Lei do Orçamemento da União para 2011 até o dia 22.

    Leia tudo sobre: orçamentorelatoriaideli salvatti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG