Serra: 'Governo Dilma vive uma disfunção prematura'

Ex-governador volta a criticar Dilma e diz que governo precisa ter "menos afobação" e "disposição para o diálogo"

iG São Paulo |

O presidente do Conselho Político do PSDB e ex-governador de São Paulo, José Serra , voltou a criticar o governo de Dilma Rousseff . Em seu blog, Serra publicou nesta terça-feira um artigo em que afirma que o atual governo vive uma "disfunção prematura" ao enfrentar dificuldades no Congresso. Na última quarta-feira, Serra afirmou que a presidenta precisa de um "primeiro-ministro", ao comentar a demissão do ex-ministro Antonio Palocci, que deixou a Casa Civil diante do agravamento da crise em torno de sua evolução patrimonial.

"Há sinais de que o governo Dilma vive uma disfunção prematura. A administração vai aos trancos e barrancos, as dificuldades no Congresso surpreendem quando se olha o tamanho da base, e a vocação gerencial parece limitada ao terreno mágico da propaganda", escreveu.

No texto, o tucano afirma que o governo sofre com falta de personalidade e, como exemplo, cita a polêmica sobre o Código Florestal. "O governo tampouco tem personalidade definida. Procura parecer ortodoxamente ambientalista no debate do Código Florestal e é ortodoxamente anti-ambientalista no atropelo para fazer andar a hidrelétrica de Belo Monte".

Como solução, Serra sugere que o governo seja menos "afobado". "Bastaria ter disposição para o diálogo, um mínimo de serenidade, menos afobação, achar e chamar gente preparada, e, acima de tudo, ter clareza do que fazer".

O ex-governador finaliza o artigo lembrando a campanha eleitoral de 2010, quando enfrentou Dilma Rousseff na corrida ao Palácio do Planalto. "E, por falar em lei da selva, outro assunto enfatizado na campanha eleitoral foi a permeabilidade das nossas fronteiras ao tráfico de drogas e de armas. Minha então adversária negou que houvesse problemas. Depois de definido o resultado das urnas, viu-se com quem estava a razão."

    Leia tudo sobre: José SerraDilma Rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG