Serra diz que BC deve ser "entrosado" com governo

Tucano tenta evitar a polêmica envolvendo o Banco Central, mas volta a afirmar que instituição não tem caráter diferenciado

Adriano Ceolin, enviado especial a Goiânia |

AE
Deputado federal Leonardo Vilela (PSDB), deputado Ronaldo Caiado (DEM) e Marconi Perillo (PSDB) recebem Serra
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, tentou amenizar nesta terça-feira a polêmica envolvendo o Banco Central e um eventual governo comandado por ele. O tucano defendeu autonomia, mas ressaltou que instituição tem de trabalhar ”entrosada” com o restante do governo. 

O BC tem de ter liberdade e autonomia para trabalhar e deve ter uma integração com a política econômica do governo, com o Ministério da Fazenda, do Planejamento e com o presidente da República que escolhe os diretores do banco”, disse em entrevista à TV Serra Dourada, retransmissora do SBT em Goiânia.

Segundo Serra, a atuação que ele defende já ocorreu nos governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). O tucano, porém, deixou claro que o BC não pode ter um tratamento diferenciado.

“Foi assim com FHC e com o Lula. O BC tem de estar voltado da mesma maneira que todas as instituições da área econômica”, disse. Nesta segunda-feira, em entrevista à rádio CBN, o tom foi mais duro. Serra disse que o Banco Central “não é a Santa Sé”.

Serra defendeu entrosamento entre o BC e as demais áreas do governo. “Para ter estabilidade de preços, não ter inflação e desenvolvimento é fundamental o entrosamento, coisa que vou fazer para a minha equipe de governo”, disse. “Toda entrosada. Para não ter um atirando para um lado e o outro para o outro”

Quando o entrevistador do SBT insistiu no assunto sobre o Banco Central, Serra quis encerrar o tema. “Não vou falar mais do BC hoje [terça-feira]. Se não vai causar de novo uma ventania sem razão”, disse.

    Leia tudo sobre: SerraBCGoiás

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG