Sem acordo, PSDB deve presidir Comissão de Infraestrutura

No Senado, Marisa Serrano (PSDB-ES) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) disputam no partido a vaga de presidente da comissão

Agência Brasil |

O PSDB deverá indicar o presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, disse hoje (1º) o líder do partido na Casa, senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Segundo ele, não houve acordo na reunião de líderes que tentava conciliar as ambições de PT, PMDB, PSDB e DEM para as comissões. As senadoras Marisa Serrano (PSDB-ES) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) disputam no partido a vaga de presidente da comissão.

A Comissão de Infraestrutura era disputada pelos três maiores partidos do Congresso - PT, PMDB e PMDB – por ter, entre outras, a atribuição de fiscalizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foi essa comissão que convocou a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para dar explicações sobre gastos sigilosos da Presidência da República em 2008.

O PSDB chegou a negociar a troca da Comissão de Infraestrutura por duas outras comissões importantes, como a de Educação, Fiscalização e Controle ou a de Relações Exteriores, mas não teve sucesso na tentativa de acordo com PT e PMDB.

Além da definição sobre a Comissão de Infraestrutura, também já há previsão de que o DEM fique com a presidência da Comissão de Agricultura na próxima semana, quando acontecerão as eleições. Segundo o líder do DEM, senador José Agripino Maia (DEM-RN), o indicado do partido para a comissão, após acordo com os líderes partidários, será o senador Jayme Campos (DEM-MT). Após entendimento com os outros partidos, foi dado ao DEM o cargo de ouvidor do Senado, que deverá ser assumido pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

Também já há nomes definidos para as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), que será presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e de Assuntos Econômicos (CAE), que terá o senador Delcídio Amaral (PT-MS) à frente neste ano. Em 2012, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deverá assumir o comando da CAE.

    Leia tudo sobre: comissõescongressopsdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG