Seguindo scritp de Lula, Dilma lê mensagem ao Congresso

Presidenta decidiu levar pessoalmente a mensagem aos parlamentares; em 2007, ainda como ministra-chefe, ela representou Lula

Andréia Sadi, iG Brasilia |

A presidenta Dilma Rousseff decidiu ler pessoalmente sua mensagem ao Congresso Nacional na abertura dos trabalhos para a nova legislatura, repetindo o script feito pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva , em 2003. No Congresso, Dilma precisa garantir apoio para aprovar propostas e projetos prometidos durante a corrida eleitoral, além de votar propostas como o aumento do salário-mínimo, primeiro embate dela nas Casas. O governo vai defender a proposta de R$545, mas as centrais sindicais reinvindicam um aumento de R$580.

Com a mensagem, Dilma planeja reforçar a urgência de reformas no sistema tributário e enfatizar a dedicação na luta contra a pobreza, prioridade do seu governo. A presidenta vai se empenhar ainda na parceria entre os três Poderes e ressaltará a necessidade de colaboração mútua.

Em 2003, o discurso de Lula confirmou o compromisso com a estabilidade e o crescimento, anunciando ênfase no ajuste fiscal, no sistema de metas inflacionárias, na ampliação do acesso ao crédito e na reforma tributária. Em 2007, a sua última mensagem ao Congresso Nacional foi levada por Dilma Rousseff na condição de ministra-chefe da Casa Civil. O presidente Lula voltou a destacar a contribuição de senadores e deputados para as realizações de seu governo.

Além de Dilma e Lula, o ex-presidente José Sarney também entregou a mensagem pessoalmente ao Congresso porque o presidente eleito, Fernando Collor de Mello, só tomou posse no dia 15 de março.

*Com informações da Agência Senado


    Leia tudo sobre: dilma rousseffcongresso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG