Sarney envia ação contra Requião para a Advocacia Geral do Senado

Em ação, sindicato dos jornalistas pede advertência contra senador paranaense que tomou gravador de repórter durante entrevista

iG São Paulo |

O presidente do Senado, José Sarney, encaminhou na terça-feira ao advogado geral do Senado, Alberto Cascais, uma representação do Sindicato do Jornalista Profissionais do Distrito Federal contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). O sindicato pede que o Senado aplique as sanções de advertência e censura contra o parlamentar por ele ter tomado o gravador do jornalista Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, quando o entrevistava em plenário.

Depois de defender a economia nos gastos públicos, Requião irritou-se quando questionado se abriria mão de sua aposentadoria como ex-governador do Paraná para contribuir com o corte. Ao ouvir a pergunta, o senador arrancou o gravador das mãos do repórter . Momentos depois, devolveu o aparelho incompleto, sem o cartão de memória em que estaria a gravação da entrevista.

Ouça o áudio da entrevista

AE
Roberto Requião é cercado por jornalistas após falar no plenário do Senado, ontem

Em seu despacho, Sarney pede a manifestação da Advocacia Geral do Senado. Alberto Cascais disse que ainda não recebeu o processo, desconhecendo portanto as alegações ali apresentadas.

"Não conheço ainda o teor, não sei em que termos é feita essa representação. Preciso de um prazo para análise, a fim de emitir um parecer jurídico", afirmou o advogado geral.

"Bullying"

Ontem, ao mesmo tempo em que o Sindicato dos Jornalistas protocolava a representação contra o senador, o parlamentar foi à tribuna dizer que é vítima de "bullying" - a palavra de origem inglesa da moda, que significa o assédio e a violência de uma pessoa mais forte sobre uma mais fraca.

"Acho que é um momento correto para resolvermos esse problema e acabarmos com o abuso, com esse verdadeiro bullying que sofremos, nós, os brasileiros, parlamentares ou não, nas mãos de uma imprensa, muitas vezes, absolutamente provocadora e irresponsável", disse Requião no discurso. 


( Com Agência Senado e Agência Estado )

    Leia tudo sobre: Roberto Requiãosenadosenadorrepórter

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG