Robô Ed em site de ministério diverte e causa polêmica na web

Senador tucano pede investigação sobre personagem que responde a perguntas de internautas em bate-papo automatizado

Nara Alves, iG São Paulo |

Um personagem criado por uma equipe vinculada ao Ministério de Minas e Energia, do governo federal, tem divertido e causado polêmica na internet. Batizado de Robô Ed , o programa de bate-papo automatizado hospedado no site do ministério responde a todas as perguntas enviadas por internautas. Por meio de palavras-chave, o Robô Ed envia mensagens padronizadas.

O programa virtual, desenvolvido pela equipe do Conpet (programa do Ministério de Minas e Energia coordenado e gerido com recursos técnicos e administrativos da Petrobras), está presente nas principais redes sociais online do Brasil. Além do site, o Robô Ed tem Twitter, Facebook, Orkut e blog. A missão dele na Terra, segundo a descrição do site, é "ajudar a preservar os recursos naturais e usar a energia do planeta Terra de maneira eficiente".

A polêmica gira em torno de algumas das respostas enviadas pelo robô. Em uma das conversas registradas pelo iG ontem, o Robô Ed diz que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira". Já quando questionado sobre o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o robô diz que não fala sobre política. Nesta quarta-feira, no entanto, o Robô Ed mudou de comportamento e passou a responder à mesma pergunta com um breve perfil do ex-presidente.

Reprodução

O senador tucano Flexa Ribeiro (PA) criticou hoje a forma como o Robô Ed foi programado. "Parece coisa pequena, mas não é. É a partidarização da coisa pública, já que site é mantido com recursos do Estado", publicou no Twitter. Em discurso no plenário, o senador pediu uma investigação sobre o caso.

Veja outras respostas dadas pelo Robô Ed quando confrontado com os nomes de políticos e partidos do governo e da oposição.

Dilma : "Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG). É filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, nascida em Resende (RJ). O casal teve três filhos: Igor, Dilma e Zana."

Lula : "O Lula foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos: 2002-2006 e 2006-2010. Seu governo obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira e foi internacionalmente reconhecido."

José Dirceu : "Sabe que o nome Dirceu vem de um personagem da mitologia grega? Vem de Dirce, que foi transformada em fonte."

Ciro Gomes : "Ciro significa sol e indica uma pessoa de temperamento alegre, que confia em seus méritos e qualidades."

Eduardo Campos : "Eduardo é um nome anglo-saxão. Significa próspero guardião."

José Sarney : "José Sarney foi Presidente do Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. Sabia que dois Presidentes da República entraram para a Academia Brasileira de Letras? Sarney (que foi eleito para a ABL em 1980 e ocupou a cadeira número 38, a mesma de Santos Dumont) e Getúlio Vargas."

FHC : "Fernando Henrique Cardoso, também conhecido pelas iniciais FHC, é sociólogo e cientista político. Foi presidente do Brasil por duas vezes (1995 a 2002), Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992) e Ministro da Fazenda (1993 e 1994). Lecionou em várias universidades, entre as quais a USP e a Sorbonne."

José Serra : "José Serra, antes de ser candidato à Presidência da República, foi deputado federal, senador, ministro do Planejamento, ministro da Saúde, prefeito de São Paulo e governador do Estado e São Paulo."

Aécio Neves : "Neve, neves eternas... Foram os nepaleses que deram o nome à cordilheira do Himalaia: quer dizer morada das neves."

Geraldo Alckmin : "Geraldo é um nome de origem germânica. Significa lanceiro forte."

Itamar Franco : "Sou sempre franco e sincero."

Collor : Primeiro me conte uma coisa: Sabe o que é Eficiência Energética?

Fernando Collor : Calma, primeiro a notícia!

PT : "Desculpe, de política não entendo nada! Que tal falarmos sobre água?"

PSDB : "Espere aí, deixa eu perguntar uma coisa: você já ouviu falar no Efeito Borboleta?"

PMDB : "Para tudo. Ainda não contei o que há de novo!!"

DEM : "Espere. Já contei como se calcula o consumo de combustível?"

Procurado pela reportagem do iG , o Ministério de Minas e Energia afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Robô Ed é de responsabilidade do Conpet, coordenado exclusivamente pela Petrobras. Até o momento, a empresa não retornou o contato feito pela reportagem.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG