Roberto Gurgel insiste em intervenção no DF

Procurador-geral da República espera concluir até junho denúncia contra José Roberto Arruda e todos envolvidos no escândalo do DF

Severino Motta, iG Brasília |

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta tarde ao iG que o Distrito Federal (DF) segue com instituições problemáticas e que, apesar da eleição de um novo governador, vive um estado de normalidade somente nas aparências. Ele voltou a defender a intervenção no DF e disse esperar que o Ministério Público entregue a denúncia do chamado Mensalão do DEM até junho.

 “Achar que há normalidade no DF É uma visão equivocada. Isso é algo do meio político, que não tem interesse na intervenção. A normalidade no DF é somente aparente. É um contrasenso ter um governador eleito por pessoas envolvidas num esquema criminoso”, argumentou.

 Gurgel evitou fazer críticas diretas ao novo governador do DF, Rogério Rosso (PMDB), mas destacou que nenhum nome, no momento, seria capaz de resolver a crise institucional que assola Brasília desde o final do ano passado.

 “Independente de quem foi eleito, não há solução. O problema é o colegiado que o elegeu, formado pelas pessoas mais estarrecedoras do esquema criminoso”, disse, numa referência a oito dos 13 deputados que votaram em Rosso e são citados no caso do Mensalão.

 Ele também pediu celeridade no julgamento do pedido de intervenção pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas ponderou que, devido à mudança na presidência da Corte, é compreensível que a matéria não seja apreciada nem nesta nem na outra semana.

 “A intervenção tem que ser apreciada o quanto antes, mas, temos que compreender que com a modificação no STF haja um tempo de transição”.

 Por fim o Procurador-Geral disse que espera apresentar a denúncia contra os envolvidos no Mensalão do DEM “em breve”. “Estamos aguardando as últimas diligências feitas pela Polícia Federal e vamos avaliar se outras serão necessárias. Espero que antes da metade do ano a denúncia seja apresentada”.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG