Raul Pont desiste, e PT tem único pré-candidato em Porto Alegre

Sigla faz força-tarefa para tentar acabar chances de prévias nas capitais e tentar se fortalecer para eleições de 2012

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

O deputado estadual Raul Pont (PT-RS) anunciou nesta quarta-feira a desistência em disputar a prefeitura de Porto Alegre. Agora, o único pré-candidato do partido é o também deputado estadual Adão Villaverde. Com as desistências de Pont, Porto Alegre é a segunda das cinco capitais onde o PT corria o risco de enfrentar prévias e que agora tem candidato único.

2012 já começou: Veja as últimas notícias da disputa em todo o País

O adversário do PT: PSDB vai aproveitar eleições 2012 para vender imagem para 2014

A disputa interna ainda persiste em três capitais. Em Belo Horizonte, o vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), quer disputar contra o atual mandatário, Marcio Lacerda (PSB). No Recife, o ex-prefeito João Paulo e o atual, João da Costa, ambos do PT, se enfrentam há mais de dois anos. Em Fortaleza, governada pela petista Luiziane Lins, cinco pré-candidatos disputam a indicação do partido.

A primeira capital a enterrar a chance de prévias foi São Paulo, onde cinco pré-candidatos abriram mão em favor do ministro da Educação, Fernando Haddad.

A direção nacional do PT quer tomar a capital paulista como exemplo para as demais cidades importantes onde existe risco de prévia. Nesta quarta-feira, a comissão eleitoral do PT se reuniu para desenhar um quadro nacional. Amanhã a executiva nacional do partido se reúne em Belo Horizonte. A reunião será uma prévia do encontro do diretório nacional marcado para sexta-feira, também na capital mineira.

Na pauta do diretório estão a crise econômica internacional e eleições de 2012. Além disso, o PT deve aprovar um texto sobre a violência política no Brasil motivada por uma série de assassinatos de vereadores e lideranças locais nos últimos meses.  

    Leia tudo sobre: eleições 2012pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG