PT quer evitar prévias para candidato à Prefeitura de SP

Em meio a preparativos para a eleição, partido tenta evitar que escolha do candidato seja decidida no voto

AE |

selo

Os diretórios do PT em São Paulo começam no dia 5 a discutir as eleições municipais de 2012. Até o final de outubro serão realizados debates nos 35 diretórios zonais da cidade, que contam com cerca de 100 mil filiados.O objetivo é mobilizar desde já a base petista para o embate eleitoral. Mas os encontros também servirão para analisar nomes de candidatos e propostas.

Paralelamente, o diretório municipal patrocinará pesquisas qualitativas, destinadas a sondar tendências do eleitorado. Com esses encontros e, sobretudo, acordos entre as correntes que disputam espaço no PT, o diretório espera definir até o final do semestre o nome do candidato. Se não houver consenso, serão realizadas prévias eleitorais.

"A prévia está contida no estatuto e é um direito dos filiados, mas nós preferimos dar prioridade ao debate político, para chegar ao consenso", diz o presidente do diretório municipal, vereador Antonio Donato. "A prévia é nosso último recurso, porque sempre deixa sequelas", endossa o presidente do partido no Estado, deputado Edinho Silva.

AE
Proposta de prévias feita por Suplicy causou estranhamento na cúpula partidária
Donato estranhou as declarações feitas ontem pelo senador Eduardo Suplicy, defendendo prévias. "Ele sabe que são estatutárias, mas também sabe que o PT prefere conversar com todo mundo", afirma. Segundo Edinho, essa é uma estratégia que ajuda a ganhar tempo: "Após as prévias, é necessário um período para aparar as arestas e garantir a unidade. Se houver consenso, a unidade já está garantida".

Hoje os dois nomes mais bem cotados para a disputa são os da senadora Marta Suplicy e o do ministro da Educação, Fernando Haddad. Embora o ministro Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, não tenha se pronunciado ainda sobre o assunto, seu nome também aparece sempre no alto da lista.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: eleições 2012pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG