Dos 13 nomes que tentariam concorrer à prefeitura, apenas cinco continuam na disputa; preferido da atual prefeita Luizianne Lins não vai disputar

O PT enxugou a lista de pré-candidatos à sucessão municipal de Fortaleza. Dos 13 nomes que pleiteavam a cadeira da prefeita Luizianne Lins , restam cinco. A principal ausência no novo rol é a do secretário de ação governamental da prefeitura, Waldemir Catanho. O braço direito e articulador político de Luizianne desistiu de continuar no páreo.

Na prática, a disputa interna dentro do PT ficou ainda mais acirrada agora. Catanho era o preferido da prefeita, algo já sinalizado por ela publicamente. Com sua retirada, outros nomes da lista considerados secundários viram suas cotações dentro do partido subirem. É o caso do secretário municipal de Educação, Elmano Freitas. Ele é quem deve capitalizar a simpatia de Luizianne.

“Catanho declinou da condição de pré-candidato e anunciou apoio a mim”, contou ao iG .

Elmano assumiu a Secretária da Educação de Fortaleza logo após a crise que atingiu a pasta provocada por uma greve dos professores , que durou dois meses. Militante ligado a movimentos sociais, 41 anos, ele tem de convencer diversas alas do partido e as lideranças dos partidos aliados de que suas chances de vencer as eleições são reais.

Dos pré-candidatos que permanecem na disputa, é o único que nunca concorreu a um cargo eletivo. “A população espera não o nome mais conhecido, mas o que tenha qualidade”, ponderou.

O nome mais conhecido é o do deputado federal Artur Bruno. Duas vezes vereador de Fortaleza e quatro vezes consecutivas deputado estadual, Bruno chegou à Câmara Federal com mais de 91 mil votos. Nas articulações em prol de seu nome, contudo, pesa contra ele o fato de ter apoiado nos bastidores a greve dos professores da rede estadua l.

Apesar disso, Bruno acredita que seu nome seja o mais capaz de unificar o PT e evitar que a candidatura seja definida por meio de prévias. “Estou convencido de que meu nome é o que mais facilitaria esse consenso. Conversei com todas as principais lideranças do PT e não há rejeição. Além disso, tenho bom relacionamento com o PSB”, afirmou.

O “bom relacionamento” com o PSB é importante porque o PT tem no partido, comandado pelo governador Cid Gomes, seu principal aliado no Ceará. Para que a aliança entre as duas siglas se mantenha em Fortaleza , o candidato escolhido precisa ter também a aprovação de Cid. Neste quesito, sai na frente o Secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, que conta com a predileção do governador.

Eleito deputado estadual mais votado do Ceará em 2010, detentor da benção de Cid e do deputado federal cearense José Nobre Guimarães, Santana teve sua pré-candidatura abalada por um escândalo que veio à tona em 2011. A denúncia de um esquema de desvio de dinheiro público destinado à construção de banheiros para comunidades carentes do interior acabou fragilizando suas aspirações no executivo municipal.

Dois vereadores completam a lista enxugada pelo PT na última segunda-feira (23). O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, e Guilherme Sampaio. Embora comande o parlamento municipal, Acrísio está ainda em seu primeiro mandato como vereador. Petistas comentam que ter recebido a presidência da Câmara após dois anos na liderança do governo já seria demais por hora para Acrísio e que ele precisa esperar um pouco mais para tanto.

Luizianne manda recado a Cid

Crise na aliança com PSB

Resta Guilherme Sampaio. Jovem eleito para seu segundo mandato com a maior votação entre os petistas, Sampaio adota discurso ponderado ao falar de sua pré-candidatura. “Da minha parte, não há nenhum demérito retirar meu nome por uma candidatura de consenso”.

Contudo, ele não deixa de elencar as qualidades que poderiam o colocar para encabeçar a chapa do PT e partidos aliados em outubro.

“Eu acredito que o meu perfil não tenha característica que pudesse eventualmente dificultar o apoio por parte do PSB. Porém, enquanto não concluirmos o debate interno, não convém essa discussão extrapartidária”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.