PT e PMDB discutem palanque de Dilma em Minas

Segundo colégio eleitoral do País, Estado é estratégico na eleição. No entanto, base enfrenta impasse com dois pré-candidatos

Andréia Sadi, iG Brasília |

O PT e o PMDB marcaram uma reunião para esta quarta-feira, a partir das 9h30, na Câmara dos Deputados, para discutir o palanque da candidata à Presidência Dilma Rousseff em Minas Gerais. Segundo maior colégio eleitoral do país, o Estado é considerado estratégico para a disputa pela Presidência da República.

Mas Minas Gerais é palco de impasse entre os dois partidos aliados, que querem lançar candidatura própria. Se isso se concretizar, a ex-ministra da Casa Civil terá dois palanques no Estado, contrariando a vontade do presidente Lula.

Do lado do PMDB, deverão estar presentes no encontro o presidente do partido, Michel Temer, cotado para vice de Dilma, o presidente estadual do partido, Antonio Andrade, e o ex-ministro Hélio Costa, candidato ao governo de Minas. As informações foram confirmadas ao iG pela assessoria de Temer.

Os petistas devem levar para a reunião o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o presidente estadual do partido, Reginaldo Lopes, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que derrotou o ex-ministro Patrus Ananias na prévia do partido no último domingo.

Na última segunda, Andrade reclamou da demora do PT em fechar a aliança em torno do nome de Helio Costa como candidato ao governo no Estado. Pimentel, por sua vez, sinalizou em entrevista ao iG que poderá colocar fim ao impasse. Como quer o presidente Lula, encampou a tese do palanque único no Estado e considera a possibilidade de ir para o Senado.

“Existe esta possibilidade desse acordo ser feito de outra forma, com integrante do PT na chapa indo para o Senado, existe, não posso negar que existe. Mas vamos trabalhar para que a gente vá para governo do Estado”, disse antes da prévia.

No entanto, apesar da flexibilidade, Pimentel defende que a aliança só seja definida no fim do mês, após o encontro do PT mineiro para marcado para 21, 22 e 23 de maio.

    Leia tudo sobre: PTPMDBpalanqueDilma RousseffeleiçõesMinas Gerais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG