PSB não terá candidato à Presidencia, diz deputado

Vinte diretórios estaduais votaram contra a candidatura do deputado Ciro Gomes, disse Abelardo Camarinha

iG São Paulo |

AE
O deputado federal Ciro Gomes
A Executiva do PSB formalizou nesta terça-feira que o partido não terá candidatura própria à Presidência da República nas eleições de outubro, segundo o deputado Abelardo Camarinha (SP), presente à reunião da Executiva que anunciará a decisão. Vinte diretórios estaduais votaram contra a candidatura do deputado Ciro Gomes, disse o deputado.

Durante entrevista ao iG na semana passada , Ciro assumiu pela primeira vez que sua candidatura à presidência da República chegou ao fim. 

O PSB cobrou, na sexta-feira, uma contrapartida do PT e do presidente Lula nos Estados. Os socialistas querem a garantia de que os petistas vão ajudar a formação de coligações fortes em cinco Estados: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Piauí e o Amapá. No jargão político, uma coligação forte significa reunir apoio suficiente para ter tempo de TV, número significativo de candidatos nas eleições proporcionais (de deputados estaduais e federais) e estrutura partidária em municípios. Ou seja, quanto maior for o número de aliados dentro de uma coligação, mais competitivo será o candidato que ela representa.

Na noite de segunda-feira, a coordenação da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff se reuniu em Brasília, para bater o martelo sobre as reivindicações. O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, se deslocou até a capital federal para ouvir a resposta do PT. Membros da coordenação da campanha disseram à reportagem que o PT deve liberar negociações com os aliados em alguns Estados, mas que não faria a mediação.

Na entrevista ao iG, além de citar pressões do Palácio do Planalto no PSB para derrubar sua candidatura, Ciro ainda deu a entender que o tucano José Serra deve vencer a eleição presidencial. Para ele, o desafeto político é mais preparado para enfrentar crises do que a ex-ministra Dilma Rousseff.

*com informações da Reuters

    Leia tudo sobre: eleições 2010dilmaciro gomes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG