Procurador de Justiça do DF vai ser investigado

Conselho Nacional do Ministério Público vai investigar suposta ligação do Procurador-Geral de Justiça com o escândalo do DF

Severino Motta, iG Brasília |

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai investigar o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra. Ele foi citado pelo delator do suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM, Durval Barbosa. Em depoimentos à Justiça, Durval disse que Bandarra recebeu R$ 1,6 milhão para não incomodar o governo de José Roberto Arruda e avalizar contratos de lixo feitos sem licitação.

Bandarra admite que se encontrou com Arruda na casa da procuradora do MPDF, Deborah Guerner, que também vai ser investigada pelo CNMP, para uma conversa institucional. Ele nega qualquer tipo de irregularidade e disse que, na ocasião, houve apenas um contato político entre o Procurador e o governador eleito.

A investigação contra Bandarra teve origem em dezembro na Corregedoria do MP do Distrito Federal. Os Conselheiros Nacionais, contudo, entenderam que o ritmo da apuração não era satisfatório e decidiram, por unanimidade, “avocar” o processo. Ou seja, tirá-lo do MP local e tocar as investigações através do CNMP.

A depender das investigações, o Conselho Nacional pode afastar Bandarra de suas funções e até exonerá-lo do serviço público.

Corregedora

Sob pressão devido à ação de avocação do CNMP, a Corregedora do MP do Distrito Federal, Lenir de Azevedo, enviou na segunda-feira as conclusões sobre a sindicância aberta contra Bandarra em dezembro passado.

Em seu parecer disse que há fortes indícios de falta funcional por parte de Bandarra. Em sustentação oral no CNMP, ela ainda admitiu que haveria dificuldades por parte do MPDF de investigar seu Procurador-Geral. Por isso, também sinalizou com a necessidade da investigação ser levada para uma instância superior.

    Leia tudo sobre: bandarraarrudamensalão do demescândalodf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG