Prefeito de Recife reassume sob críticas de ex-padrinho

Após 101 dias de licença médica, João da Costa (PT) volta ao cargo após ser chamado de "arrogante" pelo antecessor João Paulo (PT)

Renata Baptista, iG Pernambuco |

O prefeito de Recife, João da Costa (PT), reassumiu nesta semana o cargo após 101 dias de licença para tratamento médico. O petista passou por um transplante renal em outubro, no Hospital Samaritano, em São Paulo. O seu retorno, porém, está sendo marcado pela troca de farpas entre ele e seu ex-aliado político, o seu antecessor no cargo, o ex-prefeito e deputado federal João Paulo (PT).

Divulgação
O prefeito de Recife, João da Costa (PT), que reassumiu cargo em meio a troca de farpas com ex-padrinho e antecessor João Paulo (PT)
Na semana passada, João da Costa declarou a jornais locais que recebeu a prefeitura com apenas R$ 10 milhões em caixa e com restos a pagar de R$ 110 milhões, o que, segundo ele, dificultou a realização de algumas ações.

Na segunda-feira, João Paulo reagiu e afirmou que "o atual prefeito tem que deixar de lado a sua arrogância e tomar todas as medidas para melhorar a sua gestão".

"Gostaria de ressaltar que na questão de finanças a minha administração sempre prezou em honrar compromissos. Mantive em dia o pagamento dos fornecedores, implantei a antecipação do pagamento dos salários dos servidores e deixei recursos em caixa para o andamento de obras importantes, desde habitação à infraestrutura", declarou o deputado, em nota.

João da Costa participou do secretariado de João Paulo durante os oito anos em que ele esteve à frente da prefeitura e foi indicado por ele mesmo para sucedê-lo no órgão.

No início do mandato de João da Costa, no entanto, eles romperam por razões que não se tornaram públicas.

Desde o início do mês, PCdoB e PDT declararam interesse em ter João Paulo em seus quadros, com a possibilidade de que ele dispute o pleito pela prefeitura em 2012.

Em seu retorno, na segunda-feira, João da Costa visitou as obras do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O parque, um projeto de Oscar Niemayer, foi idealizado por João Paulo. Segundo o prefeito, tanto o ex-prefeito como o ex-presidente Lula serão convidados para a inauguração do projeto, que deve acontecer no final de março.

    Leia tudo sobre: joão da costajoão pauloPTpernambuco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG