PP apresenta cinco nomes para tirar Negromonte das Cidades

São três deputados e dois senadores. Nome mais forte, porém, é do líder da bancada na Câmara, Aguinaldo Ribeiro

Adriano Ceolin, iG Brasília |

AE
Planalto busca substituto para Negromonte

O PP apresentou uma lista com cinco nomes para ocupar o Ministério das Cidades no lugar de Mário Negromonte (PP). São três deputados e dois senadores. A lista foi encaminha pelo líder da bancada do PP, Agnaldo Ribeiro (PB), à presidenta Dilma Rousseff . Mas o próprio nome de Ribeiro surge com opção para solucionar o impasse.

Da Câmara, os nomes sugeridos foram os deputados Beto Mansur (PP-SP), Márcio Reinaldo (PP-MG) e Roberto Balestra (PP-GO). Do Senado, as opções apresentadas por Ribeiro foram Ciro Nogueira (PP-PI) e Benedito de Lira (PP-AL). Apesar de ter a simpatia da presidenta Dilma Rousseff, o nome do ex-ministro Márcio Fortes está descartado.

Segundo palacianos, Dilma avalia que tirar Fortes da presidência da Autoridade Pública Olímpica vai gerar desgaste no órgão e na bancada do PP, que não aceita sua volta à pasta das Cidades. Em entrevista ao jornal O Globo nesta quinta-feira, Negromonte também viu como nulas as chances de Fortes voltar ao posto.

Apesar de apostar que fica no cargo, Negromonte já é visto como fora do governo. O que pesa contra ele não são denúncias ou supostas irregularidades na pasta. Segundo palacianos ouvidos pela reportagem, Negromonte é avaliado como mal gestor. Ele não conseguiu liberar recursos para obras de combate às chuvas, por exemplo.

Análise

Os cinco nomes propostos pelo PP já estão em fase de análise em órgãos do governo, com a Agência Brasileira de Informação (Abin). O Palácio do Planalto determinou um levantamento rigoroso sobre processos, julgamentos e denúncias contra cada um dos candidatos. Essa análise foi feita também quando Dilma escolheu Gastão Vieira para o Turismo. Nas análises preliminares, Ribeiro levou vantagem. Para o Planalto também pesa a seu favor o fato de ter conseguido unir a bancada da Câmara após uma série de embates entre alas rivais.

    Leia tudo sobre: NegromonteDilma Rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG