PMDB tenta emplacar Vital ou Braga no lugar de Jobim

Bancada do Senado quer que partido fique com vaga de ministro da Defesa. Senador amazonense é favorito entre colegas

Adriano Ceolin, iG Brasília |

O PMDB do Senado já estuda nomes para substituir Nelson Jobim no ministério da Defesa. Hoje um grupo de senadores deve se reunir para discutir uma lista de indicados à presidenta Dilma Rousseff. Por ora, estão cotados os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Vital do Rego (PMDB-PB).

Apesar de ser filiado ao PMDB, Jobim nunca foi visto como uma indicação do partido. Ele chegou à pasta da Defesa em 2007 em meio à crise no sistema de transporte aéreo. Com bom trânsito entre os militares, Jobim foi mantido por Dilma. Ele, no entanto, nunca teve uma boa relação com a presidenta.

O PMDB do Senado tenta ocupar o espaço na Defesa para aumentar sua participação no governo. Atualmente, há dois senadores pemedebistas no ministério: Garibaldi Alves (RN), na Previdência, e Edison Lobão, na pasta de Minas e Energia. Os outros ministérios com indicações do PMDB são Agricultura, Assuntos Estratégicos e Turismo.

Entre Vital do Rêgo e Eduardo Braga, o amazonense leva vantagem. No começo do ano, ele chegou a ser convidado para ocupar a Previdência. Ele, porém, recusou o convite. Disse que não tinha perfil para a pasta. No Senado, Braga passou a rivalizar com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Ex-governador do Amazonas, Braga goza de prestígio com a presidenta Dilma. Ele ajudou a consolidar uma vitória do PT no Estado, onde Dilma obteve 80% do total de votos válidos.

    Leia tudo sobre: Dilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG