PDT lança principal opositor de Cid como pré-candidato em Fortaleza

O deputado estadual Heitor Férrer entra na corrida pela capital cearense e faz oposição isolada ao governo estadual

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

Dário Gabriel/Divulgação
André Figueiredo, Patrícia Sabóia e Heitor Férrer
O PDT confirmou nesta segunda-feira (12) a pré-candidatura do deputado estadual Heitor Férrer à Prefeitura de Fortaleza. Férrer faz oposição isolada ao governador Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa do Ceará, mesmo com seu partido integrando a base aliada.

“Nós faremos uma campanha não contra pessoas ou de oposição às pessoas, mas ao modelo que há oito anos administra a cidade de Fortaleza”, disse o pré-candidato, que se comprometeu a implantar a Lei da Ficha Limpa para todos os cargos do executivo municipal.

O parlamentar é autor de um projeto que tramita na Assembleia propondo o mesmo para o Executivo estadual.  

Mais sobre eleições em Fortaleza:

PT enxuga lista de pré-candidatos em Fortaleza

Com aliança indefinida, PSB faz “corpo a corpo” em Fortaleza

Fortaleza atualmente é administrada pela prefeita Luizianne Lins (PT). Ela está no segundo mandato. Em suas duas eleições, contou com o apoio do PSB. Os dois partidos permanecem aliados, mas com o futuro indefinido para as eleições municipais de outubro.

Férrer é deputado estadual de terceiro mandato e ganhou notoriedade pela oposição que faz ao governo Cid desde 2006. Antes, havia sido vereador de Fortaleza por três vezes e, em 2004, candidatou-se à prefeitura da capital pela primeira vez, quando Luizianne saiu vitoriosa no segundo turno contra o Moroni Torgan, do então PFL.

O pedetista tem sido uma voz praticamente isolada no parlamento, devido à larga base de apoio de Cid. A própria bancada do PDT é orientada a votar com o governo. Contudo, apenas o deputado Ferreira Aragão, a deputada Patrícia Sabóia, ex-senadora e ex-mulher de Ciro Gomes, e o Delegado Cavalcante seguem a recomendação.

“Desde o início, fomos muito claros com o governador, quando ele nos convidou para participar de seu governo, de que nós teríamos candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza e ele não se opôs. Em nenhum momento condicionou o nosso partido a ter ou não candidat contentPaneMainBodySubView:saveLinkImage o”, afirmou o deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara Federal e principal liderança do partido no Ceará.

O parlamentar pedetista é o único nome definido para a disputa na capital cearense até o momento. O PSDB tende a confirmar o nome do presidente estadual Marcos Cals. O PCdoB também pretende lançar candidatura própria e deve apresentar o nome do senador Inácio Arruda.

Já o PT ainda discute uma lista de cinco pré-candidatos. De acordo com o nome escolhido pelos petistas, o PSB irá discutir se mantém ou não a aliança na capital. O PMDB, enquanto aguarda essa definição, segue dialogando com o PCdoB e o próprio PSB, para o caso de um eventual rompimento da aliança.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG