Para Dutra, PT tem que ter a presidência da Câmara

Petista defende que PMDB fique no comando do Senado e o PT com a Câmara dos Deputados

Ricardo Galhardo e Andréia Sadi, iG Brasília |

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse hoje que o PT tem que ficar com a presidência da Câmara dos Deputados. Até então, Dutra vinha defendendo um rodízio no cargo entre o PT e o PMDB. “Defendemos o PMDB, que tem a maior bancada do Senado, que fique com a presidência. Da mesma forma que queremos ter reconhecido o direito de o PT ter a presidência da Câmara”, afirmou Dutra ao chegar para a reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília.

Agência Estado
Dutra discursa ao lado de Dilma em evento do PT
Questionado pelos jornalistas se haveria um rodízio entre PT e PMDB na presidência da Câmara, Dutra respondeu que “isso vale para o biênio. Daqui a dois anos a gente conversa”.

Na opinião de Dutra, o processo de escolha do presidente das casas legislativas não deve passar apenas pelo PT e PMDB. Segundo ele, isso deve ser discutido entre todos os partidos

porque não se trata de um assunto de governo, mas sim, do Legislativo, em que há a participação de outras legendas políticas em cargos na mesa e em comissões das casas.

Disputa no PT

José Eduardo Dutra estipulou um prazo para o início de dezembro para que o PT solucione as disputas internas pela presidência da Câmara. Hoje, há nomes que pleiteiam o cargo. São eles os deputados Candido Vacarezza, Arlindo Chinaglia, João Paulo Cunha (todos de São Paulo) e Marco Maia (Rio Grande Sul).

O presidente do PT afirmou que em conversa ontem com a bancada do partido, ele defendeu que haja uma “definição até o início de dezembro”. Dutra disse ainda que não vê clima de disputa, como aconteceu no passado, quando o PT apresentou dois candidatos à presidência da Câmara e acabou perdendo o posto para um terceiro nome. Segundo ele, “isso não vai acontecer. Está todo mundo escaldado.”

Dilma

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, que não faz parte do alto comando do PT, participa da reunião de hoje como convidada. A reunião já começou e conta com a presença dela.

    Leia tudo sobre: CâmaraPTPMDBDutra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG