Petista defende que PMDB fique no comando do Senado e o PT com a Câmara dos Deputados

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse hoje que o PT tem que ficar com a presidência da Câmara dos Deputados. Até então, Dutra vinha defendendo um rodízio no cargo entre o PT e o PMDB. “Defendemos o PMDB, que tem a maior bancada do Senado, que fique com a presidência. Da mesma forma que queremos ter reconhecido o direito de o PT ter a presidência da Câmara”, afirmou Dutra ao chegar para a reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília.

Dutra discursa ao lado de Dilma em evento do PT
Agência Estado
Dutra discursa ao lado de Dilma em evento do PT
Questionado pelos jornalistas se haveria um rodízio entre PT e PMDB na presidência da Câmara, Dutra respondeu que “isso vale para o biênio. Daqui a dois anos a gente conversa”.

Na opinião de Dutra, o processo de escolha do presidente das casas legislativas não deve passar apenas pelo PT e PMDB. Segundo ele, isso deve ser discutido entre todos os partidos

porque não se trata de um assunto de governo, mas sim, do Legislativo, em que há a participação de outras legendas políticas em cargos na mesa e em comissões das casas.

Disputa no PT

José Eduardo Dutra estipulou um prazo para o início de dezembro para que o PT solucione as disputas internas pela presidência da Câmara. Hoje, há nomes que pleiteiam o cargo. São eles os deputados Candido Vacarezza, Arlindo Chinaglia, João Paulo Cunha (todos de São Paulo) e Marco Maia (Rio Grande Sul).

O presidente do PT afirmou que em conversa ontem com a bancada do partido, ele defendeu que haja uma “definição até o início de dezembro”. Dutra disse ainda que não vê clima de disputa, como aconteceu no passado, quando o PT apresentou dois candidatos à presidência da Câmara e acabou perdendo o posto para um terceiro nome. Segundo ele, “isso não vai acontecer. Está todo mundo escaldado.”

Dilma

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, que não faz parte do alto comando do PT, participa da reunião de hoje como convidada. A reunião já começou e conta com a presença dela.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.