Panamericano: Para tucano, governo foi omisso no processo

Principal aliado de José Serra afirma que o que aconteceu com o Panamericano foi 'uma fraude contábil vulgar'

Agência Estado |

O deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), um dos principais aliados do candidato derrotado à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou ontem ter havido "motivação eleitoral" por parte do governo, que teria se omitido das irregularidades envolvendo o Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos.

"Quem bancou a bolinha de papel? Foram as imagens do SBT", afirmou o deputado, numa referência ao episódio que marcou o segundo turno da campanha: José Serra teria sido agredido na cabeça por uma bobina de adesivo, atirada durante uma caminhada no Rio. Não foi comprovado se o objeto foi uma bola de papel ou uma bobina de adesivo.

Debate
Jutahy citou ainda o fato de o SBT Nordeste ter desmarcado um debate entre Serra e a então candidata do PT, Dilma Rousseff, por desistência da petista, no segundo turno.

As regras firmadas pelas equipes dos candidatos determinavam que, em caso de desistência de um deles, o debate se transformaria numa entrevista exclusiva com o outro. Dilma desistiu, mas a emissora acabou decidindo não usar o programa para entrevistar o tucano. "Houve uma intervenção direta da direção do SBT para que as regras não fossem cumpridas", afirmou o deputado.

"O que ocorreu (com o Panamericano) foi uma fraude contábil vulgar. O procedimento normal é chegar e fazer a intervenção. Cadê a autonomia do Banco Central?", questionou o tucano, que ainda criticou o fato de a Caixa Econômica Federal ter comprado 35% do capital do banco (49,9% do capital votante), em uma operação de R$ 740 milhões.

Para Jutahy, houve uma "clara ação de governo para cooptar um sistema de comunicação, o que custou R$ 2,5 bilhões", numa referência ao aporte de recursos que terão de ser feitos no Panamericano por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O parlamentar propõe que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seja ouvido sobre o assunto.

    Leia tudo sobre: Jutahy JuniorJosé SerraBanco Panamericano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG