Palestra de prefeito de BH vira trabalho para nota em faculdade

Marcio Lacerda, que tentará a reeleição em 2012, elogiou sua gestão para cerca de mil alunos do Centro Universitário Newton Paiva

Denise Motta, iG Minas Gerais |

Reprodução
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), durante a palestra na noite de terça-feira
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), proferiu nesta semana uma palestra para cerca de mil estudantes em uma universidade na região oeste de Belo Horizonte. Na pauta da exposição, que durou cerca de 50 minutos, uma série de projetos e obras da prefeitura.

Leia também: Pimentel defende aliança entre PSDB e PT para reeleger Lacerda

Antes do evento, na noite de terça-feira (22), dois alunos postaram no Twitter, rede de microblog, que, ao assistir a palestra do prefeito, seriam garantidos três pontos na disciplina de cálculo. A assessoria de imprensa da universidade informou que os estudantes farão trabalhos sobre a palestra, avaliados em pontos.

O evento teve como foco as turmas de Engenharia e Arquitetura do Centro Universitário Newton Paiva e ficou lotado. Estudantes postaram no Twitter que as 1.100 senhas para participar não teriam sido suficientes. A assessoria de imprensa do prefeito disse que ultimamente ele tem participado de eventos semelhantes, mas negou ter informação de distribuição de notas vinculadas à palestra.

PMDB e PSB

O Centro Newton Paiva foi fundado em 1972 e é uma tradicional rede de ensino em Belo Horizonte que oferece cursos em três campus espalhados pela capital. O fundador, que dá nome à instituição, é pai de Maria Elvira Salles Ferreira, que por 16 anos exerceu mandato de deputada federal pelo PMDB.

Recentemente, ela saiu do PMDB e se filiou ao PSB, partido do prefeito Marcio Lacerda. “O coração me pediu para mudar. O PSB é um partido preocupado com temas sociais e o prefeito está fazendo uma bela administração. Quero ajudar o PSB a se consolidar”, disse ela ao iG , após 25 anos de filiação no PMDB.

Há três anos, Maria Elvira e sua família venderam o Centro Universitário Newton Paiva para um grupo paulista, o Splice. Segundo ela, ainda há pendências referentes à negociação, mas hoje não existe de sua parte qualquer vínculo com a universidade. Ela disse ao iG ser comum a organização de palestras com personalidades das mais diversas áreas.

A assessoria de imprensa da Newton Paiva informou que os alunos participantes da palestra do prefeito realizarão um trabalho sobre o evento e “poderão ser pontuados”. Sobre a iniciativa, a assessoria informou que tratou-se de uma interlocução da coordenação do curso de Engenharia com a prefeitura.

A assessoria não informou qual seria a pontuação pelo trabalho e desmentiu que o simples fato de assistir à palestra já levaria os alunos a ganhar pontos em alguma disciplina.

A Prefeitura de Belo Horizonte e Centro Universitário Newton Paiva mantém convênios de cooperação, conforme informações do Diário Oficial do Município.

A palestra

De acordo com informações no site da Newton Paiva, o prefeito falou a respeito do programa BH: Metas e Resultados, “que aborda as mudanças previstas para a capital mineira e todo planejamento envolvido nos próximos anos”.

Também conforme o site, a palestra foi aberta pelo reitor Luis Carlos de Souza Vieira, com elogio à gestão do prefeito que, em 2012, disputa a reeleição. Conforme a página de notícias da instituição, o reitor disse que em poucas capitais encontra-se um plano estratégico como em Belo Horizonte. “Até pouco tempo atrás somente as empresas privadas tinham a preocupação de trabalhar o cenário econômico vinculado ao crescimento”.

Lacerda explicou que o programa BH: Metas e Resultados possui 40 projetos e destacou que a capital foi considerada pelo Centro de Pesquisas de Campinas, em uma publicação técnica, a cidade mais digital do país. O programa Vila Viva, de urbanização de favelas, foi outro abordado durante a palestra. “O programa trabalha a inclusão social e é um dos mais importantes projetos de inclusão social no Brasil. Ele serviu de exemplo para ser aplicado em outras cidades do País”, afirmou.

    Leia tudo sobre: márcio lacerdaeleições 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG