Oposição tenta desestabilizar Palocci, diz petista

Henrique Fontana reforçou o coro em apoio ao ministro e disse ver 'exploração política' do episódio

AE |

selo

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator da reforma política na Câmara dos Deputados, saiu hoje em defesa do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e acusou a oposição de tentar desestabilizar o principal ministro da presidente Dilma Rousseff .

"Nós não podemos permitir que se faça uma exploração política desestabilizando o ministro", disse o deputado em um encontro promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), num hotel na zona sul de São Paulo, para discutir reforma política.

De acordo com Fontana, os dados sobre a evolução patrimonial de Palocci constam da declaração de Imposto de Renda (IR) dele e são públicos. "Nós temos um processo da oposição de tentar constituir um fato em cima de uma evolução patrimonial", afirmou.

Para ele, a evolução patrimonial do ministro está dentro da legalidade e cabe à base do governo defendê-lo do desgaste provocado pelo noticiário. "O debate que a oposição tem feito tem, claramente, um componente de disputa política, não há novidade nisso."

Já o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), subiu o tom contra a manobra da oposição e disse que a intenção é "só quer criar problemas". Sobre a quebra de sigilo de Palocci, Vacarezza afirmou que "não existe descumprimento da lei". "Para ter esse tipo de informação é preciso ter quebra de sigilo. Não tenho essa informação. O que interessa ao governo é que o Palocci cumpriu a lei."

Sem quórum, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), cancelou hoje de manhã a reunião da comissão. A oposição iria tentar aprovar nela um requerimento de convocação de Palocci. Ontem, o governo se mobilizou e conseguiu barrar todas as tentativas de convocação do ministro da Casa Civil nas comissões permanentes e no plenário da Câmara.

    Leia tudo sobre: antonio paloccicrisehenrique fontana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG