Novo ministro da Ciência e Tecnologia não tem ligação política

Dilma escolhe o matemático Marco Antonio Raupp para o lugar de Mercadante e reforça caráter técnico do governo

iG Brasília |

Site da Unifesp
Novo ministro da Ciência e Tecnologia
Sem filiação partidária ou qualquer ligação familiar com o senador Valdir Raupp (PMDB-RR), o matemático gaúcho Marco Antonio Raupp,74 anos, foi anunciado hoje ministro da Ciência e Tecnologia. Pesou a seu favor o fato de ser um “nome técnico”, como quis a presidenta Dilma Rousseff . Afinal de contas, ela também destacou-se mais por ser técnica do que política.

Esse perfil mais técnico do Ministério foi adquirido ao longo do ano passado , quando Dilma viu-se obrigada a promover mudanças após denúncias contra seus principais auxiliares. Isso ocorreu logo na primeira alteração, quando trocou Antonio Palocci por Gleisi Hoffmann na Casa Civil.

Apesar de ter sido eleita senadora pelo PT do Paraná, Gleisi recebeu a ordem de se concentrar na gestão do governo. A pasta dos Transportes também teve uma situação similiar, com a promoção do então secretário-executivo Paulo Sérgio Passos no lugar de Alfredo Nascimento, senador pelo PR-AM.

Raupp superou concorrentes como a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Newton Lima (PT-SP). Ele contou com o apoio do então ministro da pasta da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante (PT-SP), que foi descolocado para a Educação no lugar de Fernando Haddad. Este deixa Brasília na terça-feira para se dedicar à campanha municipal. Haddad é o candidato do PT à prefeitura paulistana.

Currículo

O novo ministro da Ciência e Tecnologia tem currículo invejável. É presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), entidade fundada no fim dos anos 1940 com a finalidade de discutir e reunir o pensamento científico no Brasil.

No governo Dilma, Raupp ocupava o posto de presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), fundada em 1994 com a atribuição de formular a política espacial brasileira. Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Raupp é doutor pela Universidade Chicago, título conquistado há 40 anos. Ele já foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), professor na Universidade de Brasília (UnB) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O novo ministro também foi presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

    Leia tudo sobre: DilmaRauppMercadante

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG