Novo Código Florestal pode ser votado nessa semana

Líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, negocia com ruralistas a votação do substitutivo do Senado

iG São Paulo |

O novo Código Florestal pode ser votado em sessão extraordinária do Plenário essa semana, enquanto o líder do governo na Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), negocia com os ruralistas a votação do substitutivo do Senado. O projeto da Lei Geral da Copa é outra matéria que pode entrar em pauta em sessões desse tipo, segundo a Câmara.

Poder Online: Ruralistas e evangélicos podem complicar votações na Câmara
Entrevista:
Relator do Código Florestal não aceita veto de Ideli Salvatti

AE
O novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, tenta negociar votação

De acordo com a coluna Poder Online, a bancada ruralista na Câmara propõe à evangélica um troca-troca que pode prejudicar a votação: eles apoiam a derrubada da Lei Geral da Copa, que permite a venda de bebidas alcóolicas nos estádios durante a competição, e os evangélicos votam contra as propostas dos ambientalistas.

Chinaglia defende a votação do texto formulado pelos senadores. Ele disse que o acordo feito para aprovação do código na Casa contou com a participação dos ruralistas da Câmara. Estes, por outro lado, querem manter vários pontos aprovados anteriormente pela Câmara, como a permissão de atividades agrícolas nas áreas de preservação permanente - as chamadas APPs.

O relator do projeto, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) afirmou que não aceita o veto da ministra-chefe da Coordenação Política, Ideli Salvatti, a qualquer mudança do texto que foi aprovada pelo Senado.

O relatório de Piau foi fechado com 29 alterações, e, apesar de ter dito que está disposto a negociar, o relator não abre mão de alguns pontos. Entre eles, a eliminação da obrigatoriedade de vegetação entre 30 metros e 100 metros às margens dos rios com mais de 10 metros de largura nas propriedades rurais e suprimir a exigência de preservação de 20 m² de parea verde por habitante nas novas contruções em áreas urbanas.

Com Agência Câmara e Poder Online

    Leia tudo sobre: código florestalpaulo piauarlindo chinagliacâmara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG